Em agosto passado, o Google lançou suas duas primeiras chaves de segurança Titan, que podem ser usadas como métodos ultra seguros de autenticação de dois fatores para alguns serviços online via USB-A, NFC ou Bluetooth
Agora, o Google diz que está adicionando uma nova chave USB-C à programação, disponível na Google Store por US $ 40.
A chave USB-C parece ter uma funcionalidade semelhante à chave USB-A do Google e às teclas Bluetooth, todas construídas com o padrão FIDO.
Um porta-voz da Google confirmou ao The Verge que o modelo USB-C não possui os recursos NFC que as outras duas chaves possuem.
Porém, isso pode não ser uma perda muito grande, pois você poderá conectar a chave USB-C mais facilmente a telefones e computadores recentes sem usar um adaptador USB ou precisar confiar no Bluetooth.
A nova chave USB-C do Google é compatível com dispositivos Android, Chrome OS, macOS e Windows, de acordo com a empresa. (Somente a chave Bluetooth funciona com iOS e requer a instalação do aplicativo Smart Lock do Google.)
Como as chaves anteriores, o Google diz que o firmware da chave USB-C está permanentemente selado em um chip de hardware de elemento seguro, tornando a chave mais resistente a ataques físicos.
O Google diz que fez uma parceria com o fabricante de chaves de segurança Yubico para fabricar sua nova chave USB-C.
A chave do Google se parece muito com o YubiKey 5C da Yubico . Ambas as chaves são bastante semelhantes, mas as chaves do Yubico suportam alguns protocolos a mais do que as chaves Titan do Google, como o WebAuthn, portanto, elas podem ser a melhor opção para algumas, dependendo do que você precisa.
As chaves de segurança Bluetooth e USB-A Titan existentes do Google agora podem ser adquiridas individualmente.
As outras duas chaves de segurança Titan do Google estavam anteriormente disponíveis apenas como um pacote de US $ 50, mas o Google diz que você poderá comprá-las individualmente a partir de amanhã.
A chave USB-A / NFC custará US $ 25, enquanto a chave Bluetooth, que também pode ser conectada através de Micro USB, custará US $ 35.
Fonte: The Verge