O Google, uma das maiores plataformas de busca do mundo, lançou uma nova atualização principal do seu algoritmo
A atualização, que foi divulgada em 5 de outubro, pode afetar significativamente o ranqueamento dos sites, aumentando ou diminuindo as classificações, dependendo de como o algoritmo avalia a qualidade e a relevância do conteúdo da página.
A atualização tem o objetivo de melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa para assegurar que seus usuários recebam informações relevantes e precisas. Para isso, o algoritmo passou a avaliar com mais rigor a qualidade dos links que apontam para um site, bem como a experiência do usuário na página.
“Conteúdo de atração que não estejam diretamente relacionados aos produtos e serviços da empresa poderá prejudicar o ranqueamento do site, desta forma posts sem relevância para o público-alvo devem ser evitados”, afirma a publicitária Regina Tupinambá diretora da agência Insania Publicidade e do Portal de Conteúdo Crypto ID
Segundo a especialista, as empresas que desejam manter o bom desempenho de seus sites devem se concentrar na produção de conteúdo de alta qualidade, que seja relevante para o público-alvo e que proporcione uma boa experiência ao usuário. Além disso, é importante investir em estratégias de link building, que consistem em obter links de outros sites para o seu site.
“Nós aqui no Crypto ID, quando descobrimos conteúdos em sites corporativos nos quais são compartilhados conhecimento, republicamos com o link de origem. Isso acaba nos beneficiando porque trazemos bons conteúdos e por outro lado, damos relevância ao conteúdo original. E a partir dessa última atualização esse tipo de estratégia será ainda mais valorizada pelo Google“, diz Tupinambá.
A atualização do Google é um incentivo para que as empresas se preocupem com a qualidade do conteúdo que oferecem aos seus clientes. As empresas que se adaptarem às mudanças terão mais chances de se destacar nos resultados de pesquisa e conquistar novos clientes.
A atualização foi lançada em 5 de outubro e terminou em 19 de outubro e afetou todos os sites globais, independentemente do idioma.
O Google não divulgou detalhes específicos sobre os critérios de avaliação da qualidade e da relevância do conteúdo. No entanto, especialistas acreditam que a atualização focou em aspectos como:
Conteúdo original e relevante: O algoritmo passou a avaliar com mais rigor a originalidade do conteúdo, bem como sua relevância para a pesquisa realizada pelo usuário.
Experiência do usuário: O algoritmo passou a avaliar a experiência do usuário na página, incluindo aspectos como navegabilidade, design e velocidade de carregamento.
Qualidade dos links: O algoritmo passou a avaliar com mais rigor a qualidade dos links que apontam para um site, incluindo aspectos como relevância, autoridade e naturalidade.
A atualização de outubro de 2023 foi a terceira atualização principal do algoritmo do Google realizada em 2023. As duas atualizações anteriores, realizadas em março e agosto, também tiveram um impacto significativo no ranqueamento dos sites.
As empresas que desejam manter o bom desempenho de seus sites devem monitorar o desempenho de suas páginas após a atualização e, se necessário, realizar ajustes na estratégia de conteúdo e de link building.
‘Essa atualização do Google é uma oportunidade para as empresas se destacarem nos resultados de pesquisa. Ao se adaptarem às mudanças, as empresas podem aumentar suas chances de conquistar novos clientes e gerar mais negócios, mas terão que eliminar de sua “estratégia” o gancho de datas comemorativas, como por exemplo, o dia da bicicleta ou do sanduíche. Isso não interessa ao público das empresas corporativas, a menos que a empresa seja um fabricante de bicicletas ou um fast food” conclui Regina Tupinambá
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.