Os usuários do Google Chrome agora podem habilitar uma “marca da vergonha” ao visitar sites que não usam criptografia HTTPS
Segundo reportagem do Motherboard, esses sites terão um X vermelho e um ícone de cadeado cinza no canto superior esquerdo da barra de endereços.
O Google atualmente usa esse ícone para marcar páginas em que a criptografia não funciona corretamente, mas também pode expandi-lo para sites HTTP sem criptografia.
Por enquanto, o ícone está disponível como uma bandeira opcional no Chrome.
Os usuários podem habilitá-lo ao acessar chrome://flags, descer até “mark non-secure as”, e escolher “mark non-secure origins as non-secure.”
Um funcionário do Google que não quis se identificar disse à Motherboard que a empresa tem o objetivo de tornar essa opção padrão “algum dia”.
Mas o que está evitando isso? Como um desenvolvedor notou quando a Equipe de Segurança do Chrome propôs isso em 2014, em muitos casos receber um certificado HTTPS não é gratuito. E acessar sites HTTP com uma letra escarlate pode não pegar muito bem com webmasters, especialmente de sites menores.
De qualquer forma, muitos sites grandes agora usam o HTTPS, e o Google vem usando criptografia, HTTPS, no seu ranking de buscas desde 2014.
Fonte: IDGNOW