Últimas notícias

Fique informado

GOV.BR alcança 155 milhões de brasileiros em 2023

20 de dezembro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Um dos serviços mais utilizados pelos cidadãos brasileiros é a Assinatura Eletrônica GOV.BR, com um crescimento de 13 milhões em 2023

O GOV.BR chegou a 155 milhões de brasileiros em 2023. Em dezembro de 2022, existiam 141,7 milhões de contas criadas por cidadãos na plataforma. Este número passou para 155 milhões em dezembro de 2023, o que representa um aumento de 9,58% que corresponde a mais de 13 milhões de contas.

Os dados fazem parte do balanço preparado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgado nesta quarta-feira (20/12).

Já temos mais de 4.200 serviços digitais disponíveis no GOV.BR, isto representa mais de 90% dos serviços existentes. É o governo na palma da mão das pessoas, o GOV.BR foi desenvolvido para facilitar a vida dos cidadãos, para reduzir os gastos dos brasileiros com deslocamentos desnecessários”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

Entre os serviços em destaque estão o Conecte SUS, ENEM, Fies, Carteira de Trabalho Digital, Sougov (exclusivo para servidores públicos federais), eSocial, Desenrola e documentos militares.

Na plataforma, é possível também pesquisar os serviços digitais por perfil, como agricultor, turista, aposentado, empreendedor e motorista, por exemplo. Além disso, é possível utilizar os serviços da Receita Federal, como a emissão de certidão de regularidade social e diversas consultas, como de dívidas e pendências fiscais, CPF e CNPJ.

O número de acessos únicos também cresceu em 2023. No último ano, foram 109,7 milhões. Este número passou para 116,6 milhões neste ano.

Todos esses números demonstram a confiança que o povo brasileiro tem no GOV.BR. É uma solução robusta, que melhora a qualidade de vida dos brasileiros”, afirmou Mascarenhas.

Um dos serviços mais utilizados em 2023 pelos cidadãos brasileiros é a Assinatura Eletrônica GOV.BR. Somente neste ano, foram realizadas mais de 50 milhões de assinaturas pela plataforma digital do governo federal. Em 2022, este número ficou em 17 milhões. A comparação entre os dois últimos anos mostra um crescimento de 194%.

Para utilizar a Assinatura GOV.BR, é necessário que o cidadão tenha uma conta no GOV.BR de nível Prata ou Ouro. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 12 bancos credenciados pelo GOV.BR. São eles: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay.

Já para ter acesso a qualquer serviço público digital, é preciso ter uma conta Ouro, o que garante uma ampla segurança para os cidadãos. Neste nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil. 

Estratégia Nacional de Governo Digital

A Estratégia Nacional de Governo Digital também foi destaque em 2023.  A iniciativa visa articular e direcionar, a partir de um conjunto de recomendações estratégicas, as iniciativas de governo digital nas diversas esferas da federação, de modo a ampliar e simplificar o acesso de todas as pessoas aos serviços públicos.

Servirá de orientação sobre como o Governo Federal, os estados e os municípios vão elaborar suas próprias estratégias de governo digital, no âmbito de sua competência, mas mantendo alinhamento mínimo no conjunto de iniciativas.

A elaboração da Estratégia Nacional começou em agosto deste ano. Foram realizadas cinco oficinas presenciais nas cinco regiões do país: Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e Goiânia (GO). Além disso, foram realizadas também quatro oficinas remotas para Estados e Municípios; para organizações da sociedade civil; para instituições privadas; e para empresas públicas de tecnologia de todo o país, bem como diálogos com a academia e com especialistas nos temas relacionados a governo digital.

Nós tivemos uma participação muito qualificada em todos os eventos voltados para a construção da estratégia, chegamos a mais de 300 propostas de recomendações para orientar as políticas de governo digital em todo Brasil”, disse o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

O texto da Estratégia Nacional está em consulta pública até o dia 22 de dezembro.

Outras iniciativas

Entre as iniciativas de governo digital que também foram destaque em 2023 temos a disponibilização das certidões de CadÚnico e da Pessoa Com Deficiência no GOV.BR, a ampliação do Conecta GOV.BR para estados e municípios, a API do CadÚnico no Conecta GOV.BR e a publicação da Cartilha de Governança de Dados.

Contas Ouro do GOV.BR tiveram um crescimento de 58,4% em 2023

Exportadores e importadores poderão utilizar a Assinatura GOV.BR em serviço do Portal Único de Comércio Exterior

Uso da Assinatura Eletrônica GOV.BR cresce 203% em 2023

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

TAGS

Gov.Br