Neste mês, 28 milhões de clientes do Santander passaram a acessar serviços do governo federal disponíveis na plataforma
Sete instituições financeiras já estão integradas ao gov.br , canal digital do governo federal que reúne mais de 4,3 mil serviços públicos.
Neste mês, 28,4 milhões de correntistas do Santander passaram a acessar os serviços digitais, de forma ágil e segura, usando apenas login e senha de sua conta bancária. Além do Santander, clientes do Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Banrisul, BRB e Bradesco também contam com essa facilidade.
Os clientes do Santander e das demais instituições financeiras parceiras poderão acessar seus documentos e certidões. E também solicitar serviços, como: Carteira Digital de Trânsito, Carteira de Trabalho Digital, Imposto de Renda da Receita Federal e benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), entre tantos outros.
“O gov.br já é hoje uma das maiores plataformas de governo do mundo e oferece ao cidadão a facilidade de solicitar e acompanhar serviços públicos tanto em âmbito federal quanto dos estados e municípios já integrados. É o governo mais próximo do cidadão”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.
Conforme Marino Aguiar, diretor de Tecnologia e Operações do Santander Brasil, a integração ao GOV.BR é parte da estratégia de digitalização do banco.
As transações on-line já representam 85% do volume total de operações realizadas pelos clientes.
A cada mês, são quase 500 milhões de acessos às plataformas da instituição (apps Santander e Way, Internet Banking e Portal).
“A pandemia gerou uma aceleração na digitalização dos nossos clientes e dos cidadãos que consomem serviços públicos. Com as medidas de distanciamento social, a resposta do banco foi imediata na busca por facilitar ainda mais o acesso aos serviços digitais do banco e àqueles serviços disponibilizados por meio do portal gov.br . Agora os nossos clientes conseguem acessar estes serviços públicos utilizando as credenciais de acesso do banco”, explica.
100% dos serviços digitais até 2022
Do total de serviços do governo brasileiro, 68% já estão totalmente digitalizados. A meta definida na Estratégia de Governo Digital é chegar até o final de 2022 aos 100%. O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, ressalta a segurança do acesso dos clientes das instituições financeiras pelo gov.br .
“Quando o cidadão acessa o gov.br usando a credencial do seu banco, o governo não tem acesso a nenhum dado financeiro. Confiamos na identidade bancária apenas para validar o nome e o CPF da pessoa, garantindo acesso seguro a milhares de novos serviços digitais”, pontua Monteiro. “Serviços importantes, como a declaração do Imposto de Renda, por exemplo, já estão ao alcance dos mais de 100 milhões de brasileiros que usam diariamente o gov.br ”.
Estratégia de Governo Digital 2020-2022 tem 30% das metas já concluídas
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