Últimas notícias

Fique informado
Governança de dados: qualidade e disponibilidade são desafios para organizações Data Driven

Governança de dados: qualidade e disponibilidade são desafios para organizações Data Driven

14 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

BC desobriga participação de instituições no open finance

Algumas instituições financeiras ficarão desobrigadas de participar do open finance, sistema de compartilhamento de dados entre bancos

13 de março de 2023

Influência do Marketing e RP na resposta a incidentes virtuais

Os respondentes do incidentes devem trabalhar para interromper os ataques enquanto as equipes de comunicação desenvolvem uma resposta pública

13 de março de 2023

Mulheres na ciência: mesmo com dificuldades na área, elas ganham destaque na engenharia brasileira

O universo das mulheres vem ganhando cada vez mais destaque e conscientização, embora ainda seja um mundo dos homens em algumas áreas

12 de março de 2023

Como abordar a lacuna da diversidade em cibersegurança

A diversidade é uma ferramenta estratégica valiosa, ela traz uma novos pensamentos, correspondência de padrões e solução de problemas

11 de março de 2023

As empresas que priorizaram ter os dados como o centro da sua tomada de decisão começaram a ter alguns questionamentos

-Por Neylson Crepalde

Neylson Crepalde, CDO (Chief Data Officer) da A3Data

Em meados dos anos 2000, a principal preocupação das organizações Data Driven, ou seja, aquelas que tomam decisões baseadas em análise e interpretação de dados, era de estabelecer o próprio ambiente de dados para construir uma estratégia de Business Intelligence (Inteligência de Negócios, em tradução livre).

Anos se passaram e as empresas que priorizaram ter os dados como o centro da sua tomada de decisão começaram a ter alguns questionamentos.

Dentre eles, estão: como integrar dados de sistemas diferentes fazendo com que eles “conversem” e respondam perguntas complexas da operação? Como assegurar que os indicadores do negócio sejam confiáveis? Como garantir que vamos tirar proveito de uma quantidade enorme de dados que temos à disposição?

Além disso, não muito diferente de hoje, a segurança do ambiente e dos dados é uma premissa para qualquer empresa.

Dessa forma, investiu-se bastante em soluções e tecnologia para garantir autenticação e autorização eficientes, controle de acesso por perfis de atuação, criptografia, entre outras que propiciem a segurança necessária destas informações.

De lá para cá, o mercado tem avançado exponencialmente neste quesito e a arquitetura de dados chegou ao ponto de estabilidade tanto desejada no passado.

Hoje, termos como Data Lake ou Data Warehouse, utilizados para armazenagem de dados, não são mais novidade e já fazem parte do cotidiano dos profissionais que trabalham na área.

No entanto, passado esse primeiro momento, novos desafios relacionados à governança de dados se impõem às organizações Data Driven. E dois destes obstáculos chamam mais atenção pela frequência na escuta de clientes e parceiros.

O primeiro ponto destacado relaciona-se à qualidade de dados. E não estamos falando de uma simples checagem ou verificação periódica manual, assegurando que os dados de consumo correspondam fielmente às fontes.

Antes disso acontecer (se acontecer), é necessário que um sistema faça a verificação automática das informações, analisando todos os pontos de falha do processo.

Além disso, a solução precisa ser capaz de gerar alertas automatizados e informativos para que o time técnico atue o mais rápido possível, garantindo informações completas e de alta qualidade.

Para além deste sistema robusto, ancorar as decisões da operação do negócio em dados exige que as informações estejam sempre disponíveis e atualizadas.

Nesse sentido, o segundo aspecto que mais tem gerado comentários está na alta disponibilidade, que é outro grande desafio, pois, no caso destas informações não estarem à disposição dos usuários, toda logística de operação da empresa pode travar e prejuízos podem aparecer.

A garantia de alta disponibilidade dos dados é um dos assuntos mais comentados entre os executivos e está longe de sair da lista das principais pautas discutidas.

Sua solução é complexa e exige atuação em diversas esferas, desde o desenho de uma arquitetura robusta, que passa pela escolha de tecnologias para a construção dos fluxos de dados, até a elaboração do ambiente de armazenamento.

Com isso, esse desafio torna-se particularmente interessante à medida que temos organizações complexas com diversos times atuando como produtores e consumidores destas informações.

Os pontos de falha do processo, nesse caso, aumentam exponencialmente e a necessidade de garantir que os dados se movam de maneira consistente entre as equipes até a operação do negócio é imperativa.

A área de governança de dados, sem dúvida, é grande e compreende várias esferas. Contudo, a qualidade e a garantia de alta disponibilidade dos dados saltam aos olhos e têm um impacto direto no valor para o negócio.

Sobre a A3Data

 A A3Data é uma de empresa de data analytics e inteligência artificial que tem como propósito empoderar pessoas e corporações por meio de dados, transferindo know-how e fortalecendo bases para a criação de uma cultura data driven.

A empresa está presente nos dois dos maiores polos de inovação tecnológica do Brasil: Porto Digital, em Recife (PE), e Cubo, em São Paulo (SP), onde recebeu o selo Corporate, que a posiciona como uma parceira estratégica. Também é indicada ao Ranking GPTW, se destacando como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Atuando como um advisor, a A3Data realiza projetos de alto impacto e transformação cultural e analítica por meio de uma jornada de maturidade analítica, desde implantação de self-service analytics, criação de modelos preditivos e automações.

A3 Data registrou um crescimento exponencial entre os anos de 2020 e 2022, passando de R$ 3 milhões para R$ 50 milhões no faturamento.

Atualmente, mais de 200 profissionais atuam na organização e estão espalhados em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, além da presença na Suécia e em Portugal.

Entre as companhias que já realizaram projetos com a A3Data estão Stellantis, Hering, Localiza, Pif Paf, Hermes Pardini, BMG, BTG, Moura, Farmax, Grupo Elfa, Inter, Iveco, Take Blip, Algar Telecom, 123 Milhas, Neon, Cyrela e Afya.

Em 2021, a Rede Mater Dei de Saúde adquiriu parte da operação da A3Data visando acelerar o desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio da organização.

A Omissão de Incidentes de Segurança sob a ótica da Governança Corporativa, de TI e Compliance

Governança de Segurança da Informação: Segurança de TI x Segurança da Informação

Transformação digital governamental requer cuidados com a segurança da informação

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada. Contamos com a colaboração de um excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. E não podemos esquecer de parcerias incríveis que temos com as Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações detalhadas e atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.