Últimas notícias

Fique informado

Governo de Minas Gerais lança nota fiscal do agronegócio

24 de fevereiro de 2022

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Com o objetivo de simplificar e agilizar o processo de emissão de nota fiscal, o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG) disponibilizou o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF)

Inicialmente, a ferramenta poderá ser utilizada por produtores rurais pessoas físicas (PRPF) do segmento de hortifrutigranjeiros. A ideia é avaliar o uso nos hortigranjeiros e, posteriormente, ampliar o portfólio de produtos que poderão utilizar o App. Nesta etapa, serão beneficiados cerca de 350 mil produtores do Estado.

Conforme dados divulgados pela SEF, a ferramenta permite a emissão simplificada da nota fiscal eletrônica, deixando a complexidade da geração de arquivos sob a responsabilidade de um sistema centralizado (o Portal Nacional da NFF). A facilidade ocorre devido à maior parte dos campos ser preenchida automaticamente, graças ao cadastramento prévio realizado pela própria SEF.

aplicativo está disponível para dispositivos móveis e pode ser baixado, gratuitamente, nas lojas virtuais. Para utilizar a NFF, os produtores só precisam ser cadastrados no Portal gov.br – do governo federal -, etapa necessária para fazer a autenticação do usuário sem a necessidade de certificado digital.

De acordo com o diretor de Cadastros, Atendimento e Documentos Eletrônicos da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (Saif), Renato Deluca, o App vai facilitar e agilizar a emissão de notas por parte do produtor, o que é muito importante. 

“Esse App foi desenvolvido e já atende os transportadores autônomos de cargas. Ele tem o funcionamento muito simples, no qual a pessoa que emite não precisa saber termos técnicos e nem sobre tributação. As informações são preenchidas conforme as respostas dadas pelos produtores às perguntas do App. Estendemos o uso para o setor de hortigranjeiros porque, a princípio, é uma operação simples, sem tributação. A ferramenta simplifica e traz agilidade ao produtor rural”, disse.

expectativa é de desenvolver uma versão mais completa, que abranja mais produtos e seja possível incluir a cobrança de impostos.

Vamos buscar discutir conforme as demandas do setor chegarem. Inicialmente ficaremos nessa parte ligada à agricultura. Já tem demandas de outros produtos agrícolas, que serão discutidas no Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários. É um processo que precisa de estudos, avaliar os impactos, a tributação, se tem impostos estaduais ou federais e discutir com os órgãos se necessário”, afirmou.

Iniciativa aprovada

Para o gerente jurídico do Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Francisco Maurício Barbosa Simões, a disponibilização do App para os produtores de hortigranjeiros é um avanço importante e vai trazer muitos benefícios. 

“O App é o primeiro passo. A SEF está chegando no tempo presente, saindo do papel. A partir de agora, a nota fiscal está no celular, no transportador e qualquer pessoa afere isso. O App é de preenchimento simplificado, então, aquele excesso de conhecimento que o produtor precisava para a emissão da nota fiscal vai sendo modificado. Ao cadastrar um produto, os destinatários e os transportadores, por exemplo, os dados são puxados automaticamente para a emissão do documento”, explicou Simões. 

Outra vantagem do App é que ele pode ser utilizado off-line, permitindo o descarregamento posterior, quando o produtor tiver acesso à internet.  

“A Nota Fiscal Fácil está começando pelos hortigranjeiros, mas nós já queremos a segunda etapa. Que seja ampliada para os demais produtos, para ficar bem mais simples a emissão. É um avanço muito grande e muito bom. A SEF é uma grande parceira”

Fonte: Diário do Comércio

O Agronegócio tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança da Informação e tecnologia de identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse setor que move o Brasil!

CATEGORIAS

Notícias