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3 de novembro de 2022

Uma solução desenvolvida pelo Grupo FCamara, é exemplo de como a tecnologia pode impactar de forma positiva os serviços em saúde

Utilizando conceitos de tracking indoor, a tecnologia é baseada em sensores que facilitam a locomoção e melhora a experiência.

Uma solução desenvolvida pelo Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, para uma rede de hospitais, é exemplo de como a tecnologia pode impactar de forma positiva os serviços em saúde.

A ideia teve origem em relatos de pacientes que apontavam, entre suas maiores dificuldades, a locomoção dentro dessas instituições para encontrar salas, profissionais e serviços específicos.

Esses relatos, foram consequência de um trabalho de design thinking, onde foram estimuladas a abordagem de problemas para serem criadas propostas de soluções. E, como resultado, o índice de insatisfação dos clientes com a locomoção nos complexos foi alta.

Foi desenvolvida então uma solução que utiliza conceitos de “Tracking Indoor”, que visa orientar o deslocamento do paciente dentro do hospital, a partir de conectividade de aplicativo da instituição aos sensores instalados dentro do complexo hospitalar.

Esses dispositivos são como sensores que emitem sinais e ajudam a triangular a localização do paciente em relação ao destino desejado, para que o sistema consiga emitir as orientações de deslocamento necessárias.

Toda a solução de tracking indoor foi integrada ao aplicativo do cliente, sendo de fácil manuseio e possibilitando uma jornada única e humanizada, com o objetivo de realmente elevar a qualidade da experiência do usuário com os serviços do hospital e torná-la mais agradável.

Com a implantação da solução, foi possível guiar de forma personalizada o paciente em todo o complexo hospitalar, desde sua chegada até o seu atendimento, inclusive saber o tempo que o mesmo ficou dentro de cada etapa de sua jornada como triagem, anamnese, espera, exames e atendimento. Dessa forma, ao obter essas informações, o hospital terá dados para melhorar ainda mais a experiência dos seus pacientes”, destaca Marcos Moraes, diretor da vertical de saúde da FCamara.

Panorama da Saúde x Novas Tecnologias

Investimentos em tecnologia no setor de saúde ganharam ainda mais relevância nos últimos anos. Soluções de telemedicina, novos equipamentos e aplicativos que facilitam a vida dos pacientes são alguns exemplos de como as inovações podem impactar a experiência do usuário desses serviços.

De acordo com um estudo da International Data Corporation, publicado no final de 2020, os investimentos em tecnologias no setor de saúde na América Latina devem atingir US$ 1.931 milhões até o final deste ano, o equivalente a R$ 10 bilhões.

“Com o crescimento do setor de tecnologia dentro da área de saúde passamos a ter também pacientes mais exigentes com questões relacionadas à agilidade, praticidade e objetividade no atendimento prestado, o que estimula ainda mais o desenvolvimento de soluções voltadas a uma boa experiência para os usuários desses serviços”, finaliza Marcos.

Sobre a FCamara

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras.

Com um time altamente especializada, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos.

Foi eleita 4 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina.

Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B. Hoje, o grupo conta com mais de 1.300 profissionais, filiais no Brasil, Portugal e Inglaterra e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais.

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