A CertiSign, IDTech e Autoridade Certificadora líder no país, participa do HIS – Healthcare Innovation Show, de 21 a 23 de setembro.
Na ocasião, apresentará soluções para a digitalização de hospitais e operadoras de saúde, além do case de sucesso com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que integrou a assinatura digital na nuvem CertiSign nos processos clínicos, assistenciais e administrativos. O evento é 100% on-line e há credenciais gratuitas.
Para se inscrever, basta clicar aqui.
A SPDM é uma Organização Social de Saúde, responsável pela gestão de diversos serviços de saúde, entre eles, 15 hospitais e oito ambulatórios, principalmente do setor público, com 32 mil colaboradores. Seu objetivo é oferecer a melhor qualidade e alto nível de atendimento aos usuários.
“Para isso, um dos mantras da SPDM é o investimento crescente em tecnologia, a busca pelas melhores soluções de mercado e procurar manter sempre a máxima proteção das informações”, salienta Brenno Martins, gerente corporativo de TI da SPDM, explicando: “Nesse sentido, assim que decidimos pela informatização assistencial de maneira padronizada da instituição, fomos buscar soluções que nos dessem segurança e eficácia. E encontramos isso com a assinatura digital na nuvem da CertiSign”.
Desafios
Antes desse avanço, a SPDM tinha imensa quantidade de papéis e documentos assinados manualmente, que exigem grande esforço e estrutura de armazenamento, arquivo e logística. Tudo isso gera custos e fere a questão da sustentabilidade, pois era necessário imprimir imensa quantidade de documentos, autorizações, procedimentos, prescrições de medicamentos e contratos, o que demandava todo um sistema, incluindo impressoras e mão de obra.
Solução
A implementação da assinatura digital na nuvem CertiSign permitiu consolidar todos os processos relativos às atividades assistenciais sem a necessidade de impressão e com plena validade jurídica, garantida pela certificação.
“Precisávamos de uma solução robusta, amplamente implementada e reconhecida pelo mercado e que tivesse solidez para sustentar o tamanho de nossa organização. Tudo isso num prazo muito curto, para atender ao nosso cronograma, que é muito agressivo”, frisa, revelando que o novo sistema também necessitava atender, como está ocorrendo, o backoffice administrativo e financeiro.
Resultados
Em curto espaço de tempo, a SPDM conseguiu certificar todos os profissionais dos hospitais e o pessoal administrativo e iniciar a retirada dos papéis.
Hoje, corpo clínico, enfermagem, terapeutas e farmácia assinam tudo on-line e utilizam o prontuário eletrônico, inclusive para a prescrição de medicamentos.
Todas as informações ocorrem em tempo real. Na área administrativa, na qual havia um fluxo enorme de papéis e assinaturas, tudo também está sendo digitalizado.
Em média, foi possível extinguir, em cada hospital, 500 mil impressões em papel por mês, somente na parte assistencial. No que diz respeito às atividades administrativas e contratuais, deixaram de ser feitas 100 mil impressões mensais, por unidade, totalizando 600 mil.
“Mais do que isso, criou-se dentro da SPDM uma cultura de digitalização, que está expandindo as possibilidades dentro da organização, permitindo engajar novas soluções”, acentua.
Uma das novas frentes em estruturação é a de que os pacientes também possam assinar digitalmente os seus termos de consentimento e outros documentos relativos à internação, atendimento e tratamento, com todos os requisitos de segurança, legalidade e privacidade.
Segurança na nuvem
Para implantar a tecnologia, a SPDM teve como princípio, como faz com todos os seus processos, colocá-lo na nuvem, pois é a opção que garante mais segurança e agilidade, e ajuda na governança, pois conectar duas nuvens – a da área de saúde e a administrativa – é muito mais simples, prático e rápido.
Outro ponto importante, é o segundo fator de autenticação que existe na assinatura digital na nuvem.
“Todos os profissionais da SPDM têm um código próprio, que, além do PIN, que é a prática comum de mercado, é mais um item para autenticação, gerando uma chave dinâmica toda vez que se usa o certificado”.
Sobre a CertiSign
A CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos.
CertiSign recebe prêmio por se destacar no setor de certificação digital