Hoje a próxima grande versão do HTTP deu um grande passo para se tornar uma realidade; ele foi oficialmente finalizado e agora caminha para ser totalmente normalizado.
De acordo com o blog de Mark Nottingham, o presidente do Grupo de Trabalho HTTP IETF, o padrão foi concluído hoje e está a caminho passar por processos editoriais antes de ser publicado como um padrão oficial.
HTTP/2 é um grande negócio; é a próxima grande versão do Protocolo de Transferência de Hipertexto, marcando a maior mudança desde 1999, quando foi adotado o HTTP 1.1.
O novo padrão traz uma séries de benefícios, tais como carregar páginas mais rapidamente, assegurar que conexões durem mais tempo e facilidades para que os servidores enviem dados para seu cache. O HTTP/2 usa as mesmas APIs HTTP que os desenvolvedores estão familiarizados, mas oferece uma série de novos recursos para que possam adotar.
A comunidade Web tem frequentemente dito que os desenvolvedores evitam a adição de muitas solicitações HTTP para suas páginas, que levam a utilizar técnicas de otimização de código para reduzir as solicitações. Com HTTP/2, um novo recurso permite muitas solicitações sejam entregues ao mesmo tempo, de modo que o carregamento da página não fica bloqueado.
HTTP/2 também usa significativamente menos conexões, onde é esperado menor carga para servidores e redes.
O novo padrão HTTP teve como base o SPDY do Google, que ajuda a melhorar a latência e segurança, proporcionando tempos de carregamento de páginas mais rápidos. Google anunciou poucos dias atrás, que ele planeja mudar totalmente para HTTP/2 no Chrome.
Os desenvolvedores que desejam testar HTTP/2 antes que se torne oficial já pode fazê-lo no Firefox e Chrome, juntamente com servidores de teste para download. Mais informações estão disponíveis no HTTP/2 FAQ.
O tempo deve ser relativamente curto antes de que a norma seja passada através do Editor de Request For-Comments e publicado para uso em sua forma final.