Últimas notícias

Fique informado

IA na vida real: comece pelo caso de uso

20 de março de 2024

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Certificado Digital na contabilidade é útil para automatizar processos

O uso do Certificado Digital na contabilidade proporciona otimização de processos, através da automatização de diversas atividades

16 de maio de 2023

Como o Certificado SSL pode impulsionar as vendas do seu site?

Há mais chances de ficar entre as primeiras posições, se um dos cuidados que você tem com os seus canais de venda é o uso do Certificado SSL

5 de abril de 2023

Soluti conquista o selo internacional WebTrust dois anos consecutivos

A Soluti acaba de conquistar o selo WebTrust por dois anos consecutivos

3 de abril de 2023

Por que o Certificado Digital tem validade?

O Certificado Digital tem validade e isso oferece mais segurança ao usuário, especialmente quanto à garantia de atualização de suas normas

31 de março de 2023

Quando um líder tem essa compreensão, a IA deixa de ser uma fonte de angústia e se torna uma ferramenta poderosa para o crescimento

Por Alexandre Torres

Alexandre Torres, Diretor de Tecnologia da Soluti (CIO) | MSc | PMP | OCAJP

Outro dia eu ouvi alguém falando que conversa sobre IA na mesa de jantar. Se isso não é sinal de um hype no assunto, não sei mais o que seria.

Já falei em outro artigo sobre a ansiedade que isso gera nos líderes de negócio. Agora quero avançar um pouco mais no tema de como você pode usar essa tecnologia para realmente impulsionar os negócios.

A palavra chave aqui é “caso de uso”. Eu sei que esse é um termo meio estranho. Uma tradução direta do equivalente em inglês, mas funciona.

O caso de uso nada mais é do que a aplicação real, dentro de fronteiras específicas, daquilo que você quer explorar, por exemplo, “atendimento ao cliente”, ou “predição de fraudes”.

Não se trata de explorar a IA porque é a tendência do momento, mas de entender como ela se encaixa no seu modelo de negócios e como pode resolver problemas específicos ou otimizar processos. Quando um líder tem essa compreensão, a IA deixa de ser uma fonte de angústia e se torna uma ferramenta poderosa para o crescimento.

O essencial na implementação de tecnologias como a Inteligência Artificial é garantir que cada aplicação tenha um propósito claro e traga benefícios reais. Definir Casos de Uso bem estruturados e com um Retorno sobre o Investimento (ROI) positivo é crucial para evitar o uso desnecessário ou ineficaz da IA. Afinal, a tecnologia deve servir como uma ferramenta para resolver problemas específicos e agregar valor, e não ser utilizada apenas por ser uma tendência.

Um bom caso de uso deve ter duas características: relevância e valor. A relevância define um cenário central ou importante para o seu negócio. Nada de gastar tempo e dinheiro com coisas secundárias. Todos os setores da empresa estão gritando por melhorias, mas a prioridade é do core business, fontes de receita ou áreas de exposição.

Adicionalmente, o caso de uso deve converter o investimento em valor. Se o objetivo é melhorar um processo de negócio, esse processo deve economizar algumas vezes mais do que o que foi gasto ou aumentar o faturamento. Um exemplo é a automação da relação com clientes. Ela faz sentido se eu tenho muito custo com mão de obra e uma possibilidade de redução grande de custo.

Se estamos falando de investimento em dados e predição, o resultado da predição deve seguir na mesma linha, por exemplo, a previsibilidade no churn deve ser insumo para a redução do churn, gerando um saldo positivo ao final, ou a detecção de fraudes deve trazer um benefício para a reputação ou para a redução de prejuízo.

Essa descoberta de casos de uso para investimento em IA é o tipo de coisa que é mais fácil falar do que fazer. Quando se trata de projetos de IA, estamos navegando em águas desconhecidas onde cada discovery e pesquisa são essenciais. Não há como prometer resultados.

A cultura de inovação da empresa e o feeling da liderança são cruciais para navegar na incerteza. Eles nos permitem abraçar os riscos e, ao mesmo tempo, manter os olhos abertos para as oportunidades que podem surgir no caminho. É um equilíbrio delicado entre ciência e intuição, entre dados e sonhos.

Sobre a Coluna da Soluti no Crypto ID

A Coluna da Soluti no Crypto ID é um espaço onde profissionais da empresa compartilham seus conhecimentos e experiências sobre uma variedade de temas importantes no mundo digital de hoje. Com foco em tecnologia, identificação digital e segurança digital, a coluna oferece insights valiosos sobre como as inovações estão moldando o futuro da identidade e da segurança online.

Os artigos abordam desde os fundamentos dos certificados digitais e TLS (Transport Layer Security), até discussões mais aprofundadas sobre privacidade de dados e as tendências emergentes na área de TI. A coluna é uma fonte rica de informações para aqueles que desejam se manter atualizados com as últimas novidades e melhores práticas em segurança digital.

Além disso, a Soluti tem se destacado por sua liderança no mercado brasileiro de Certificação Digital, oferecendo soluções inovadoras que simplificam e agilizam o processo de certificação para empresas e indivíduos. Com a tecnologia de ponta e um compromisso com a acessibilidade, a Soluti continua a ser uma voz influente e um recurso confiável para todos os interessados em tecnologia de identificação digital. Leia outros artigos dessa coluna aqui!

IA nos negócios: como implementar a Inteligência de forma progressiva e efetiva

Proposta de Modernização da ICP-BR: extinção do Certificado PJ, introdução do Selo Eletrônico e implicações no Mercado – Por Alexandre Torres

Will AI replace my job? Well… – By Alexandre Torres