A inteligência artificial pode transformar a forma como governos e instituições ambientais lidam com prevenção e combate a incêndios e queimadas florestais
Os incêndios que estão devastando Los Angeles e outras áreas da Califórnia trazem à tona um desafio global: como prevenir tragédias ambientais de grande escala em um cenário de mudanças climáticas severas e aumento da frequência de desastres naturais.
De acordo com especialistas, a combinação de fatores como a seca severa, baixa umidade, ventos fortes e mudanças climáticas tem tornado eventos como este mais frequentes e difíceis de controlar.
A inteligência artificial surge como uma ferramenta crucial para mitigar esses riscos. Desde a análise de padrões climáticos até o monitoramento em tempo real de áreas de risco, a tecnologia pode transformar a forma como governos e instituições ambientais lidam com a prevenção e o combate a incêndios florestais.
Para Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, empresa provedora de TI e especialista em inteligência artificial, a IA pode ser aplicada na prevenção de tragédias como os incêndios em Los Angeles. “A inteligência artificial tem o poder de integrar dados meteorológicos, históricos de queimadas e monitoramento por satélite para prever possíveis focos de incêndio com antecedência. Essa capacidade permite que as autoridades mobilizem recursos de forma estratégica antes que o fogo se alastre,” explica Gallafrio.
IA Agêntica: nova era da inteligência artificial
Como a inteligência artificial pode transformar o dia a dia do servidor público?
2025: Inteligência Artificial está na liderança entre as principais tendências tecnológicas
NVIDIA coloca Grace Blackwell ao alcance de cada escritório e de cada desenvolvedor de IA
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!