Últimas notícias

Fique informado

Indústria eletrônica: os desafios para manter seus dados seguros

30 de agosto de 2022

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Todo cuidado em segurança é pouco na indústria eletrônica precisa estar constantemente em evolução, apresentando cada vez mais tecnologia de ponta

Por Cristina Moldovan

industria
Cristina Moldovan é gerente de desenvolvimento de negócios e vendas do Endpoint Protector by CoSoSys

De acordo com o 2021 Manufacturing Data Risk Report da Varonis, o setor industrial foi o quinto segmento mais visado para ataques virtuais em 2020, causando um prejuízo de US$ 4,99 milhões devido à violação dos dados.

Uma das indústrias que mais tem potencial para ser alvo com a falta de segurança da informação é a eletrônica, pois uma grande quantidade de seus funcionários vende produtos diretamente aos clientes, além de participarem de cadeias de suprimentos globais para organizações maiores, ou seja, a troca de dados é enorme.

Os dados confidenciais coletados pela indústria eletrônica incluem informações de identificação pessoal (PII) e financeiras, assim como de propriedade intelectual (IP), que estão relacionadas a projetos e patentes, por exemplo.

Ou seja, uma verdadeira mina de ouro para os hackers, assim como para os colaboradores maliciosos e para a espionagem industrial. 

Nesta indústria em particular, os segredos comerciais representam um desafio para a segurança de dados.

Isso porque a inovação geralmente está inserida é o principal negócio e ter a propriedade intelectual roubada por concorrentes ou funcionários pode significar um desastre, causando a interrupção de linhas de montagem, de cadeias de suprimento e até mesmo o fim do legado. 

Ainda segundo o relatório da Varonis, quatro em cada dez organizações têm mais de mil arquivos confidenciais abertos com acesso para todos os funcionários.

E os números alarmantes não param por aí: 44% das indústrias possuem mais de mil contas ativas com usuários fantasmas habilitados e mais da metade das empresas detêm 500 contas com senhas que nunca são atualizadas.

Uma maneira de as empresas do setor eletrônico poderem proteger seus dados confidenciais é adotando soluções de prevenção contra perda de dados (DLP).

Enquanto as ferramentas de segurança cibernética padrão protegem as redes e os dispositivos da empresa, os produtos DLP se concentram diretamente na proteção dos dados confidenciais, utilizando perfis predefinidos para categorias de dados amplamente protegidos, como PII, IP e informações financeiras. 

Após a definição dos dados confidenciais, as soluções DLP usam a varredura contextual e a inspeção de conteúdo para procurá-los em mais de cem tipos de arquivos, além de monitorar e controlar seu uso e sua transferência.

Desta forma, a indústria de eletrônicos pode impedir que os funcionários roubem ou compartilhem acidentalmente informações confidenciais por meio de canais inseguros, como os e-mails pessoais, aplicativos de mensagens e serviços em nuvem.

As soluções DLP também podem impedir que dados confidenciais sejam copiados, colados ou impressos.

Todo cuidado em segurança é pouco na indústria eletrônica, que precisa estar constantemente em evolução, apresentando cada vez mais tecnologia de ponta que a diferencie de seus concorrentes.

Os dados, as informações e todos os projetos precisam ficar guardados a sete chaves.

E, neste caso, cada camada de segurança cibernética, seja ela pensada em ataques externos ou internos, é de suma importância.

CONTEÚDO SOBRE CYBERSEGURANÇA E TECNOLOGIA OPERACIONAL NO SETOR INDUSTRIAL VOCÊ LÊ NO CRYPTO ID. ACESSE E CONFIRA!

GitOps e os próximos caminhos da perícia digital

Na mira dos hackers: 7 dicas para evitar a clonagem de cartões

Cibercriminosos se passam por diretores financeiros para enganar funcionários para transferência de fundos

ESET alerta sobre ameaças dirigidas aos navegadores de internet

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!