Devido à alta incidência de fraudes nos postos de combustíveis, tudo indica que eles serão os primeiros a utilizarem os certificados de IOT em suas bombas
Os hardwares criptográficos da DINAMO Networks, especialista em segurança de identidade digital e criptografia, já há mais de 15 anos no mercado, estão sendo avaliados pelo setor e órgãos reguladores para garantir a segurança na autenticação e gestão desses dispositivos de IOT.
A substituição das bombas de combustíveis faz parte de um amplo programa de certificação digital, definido por portaria publicada em 2016/2018. Muitas das fraudes nos postos de combustíveis ocorrem na comunicação entre a medição e a indicação do resultado.
Com a utilização do certificação digital nas bombas e o seu armazenamento seguro, a medição é assinada digitalmente dentro de um hardware criptográfico, HSM, de tal maneira que a informação que chega no indicador é realmente a produzida pelo medidor.
Para o especialista em Segurança de Identidade Digital e CEO da DINAMO, Marco Zanini, os appliances são o meio mais seguro para gerir a identidade dos dispositivos IoT dos postos de gasolina.
“A guarda segura de chaves dos certificados e o uso da criptografia são essenciais para reduzir as fraudes nesses equipamentos”, afirma o executivo.
As novas bombas medidoras com certificação digital irão se comunicar com o consumidor, por meio de um aplicativo de celular. O consumidor poderá ver o resultado tanto no celular dele, como no indicador da bomba.
Segundo dados da Agência Brasil, somente este ano, no Rio de Janeiro, foram realizadas mais de dez operações de inspeções, que constataram fraudes variadas em postos de combustíveis.
Além dos modelos novos modelos de HSM´s comercializados pela DINAMO Networks, em setembro do ano passado, a empresa lançou no evento Certforum 2019 o protótipo do mini HSM Nano para IOT (One-to-One).
Em breve, o novo appliance, que está em fase de desenvolvimento, trará mais novidade de segurança para o mercado.
Sobre a DINAMO NETWORKS
Fabricamos diversos modelos de Hardware Security Module (HSMs), ou, cofres digitais, para guarda segura e gerenciamento de certificados e chaves criptográficas. Os equipamentos conferem sigilo e garantem integridade de informações críticas aos negócios dos clientes, por meio de diversas funcionalidades. Para o mercado SMB a DINAMO Networks desenvolveu o HSM DINAMO Pocket, que faz a guarda e a gestão segura de 200 certificados digitais.
PIX: Bancos e fintechs iniciam testes na plataforma do Banco Central. Ouça
Fundada por Bruna Boner, Grapeway traz evolução da cloud computing para inteligência de processos
DINAMO Networks lança DINAMO CD e apresenta o DINAMO Nano – IOT no CertForum 2019 Ouça
Acompanhe a coluna da DINAMO para saber o que a empresa tem de novo no mercado!
[button link=”https://cryptoid.com.br/blog/” icon=”fa-check-circle-o” side=”left” target=”” color=”1abfff” textcolor=”ffffff”]Explore outros artigos![/button]