Nesta quarta-feira, 5 de maio, o diretor-presidente do Serpro, Caio Paes de Andrade, abriu o segundo dia de seminários do Fórum IBGP de Governança de TI
Em sua quinta edição, o evento conta com mais de quatro mil participantes. O seminário reúne palestrantes como o vice-presidente internacional da Amazon Web Services, além de diversos representantes do governo e do setor privado.
Neste segundo dia o tema abordou os processos de inovação na TI pública. A abertura foi realizada pelo diretor-presidente do Serpro, que, logo depois, participou de um painel integrado pela presidente da Dataprev, Christiane Edington, e pelo empreendedor Roberto Florentino, representando o mercado. O debate foi mediado pelo secretário de Gestão de Informações do TCU, Wesley Paz.
Governo 4.0
Durante o painel, Caio Paes de Andrade afirmou que há um processo de disrupção acontecendo no Brasil. Quanto à administração pública, o Serpro e a Dataprev seriam os pilares de uma transformação nos serviços de governo digital. Segundo ele, esse fenômeno vai muito além da mera digitalização de procedimentos burocráticos.
“Inovação é mais que trazer tecnologia de ponta; é, praticamente, reinventar o Estado brasileiro”, considerou. Para Caio, à medida que se entra em um “governo 4.0”, surge um ecossistema cada vez mais favorável ao ambiente de negócios, com o fomento de um crescimento natural do PIB.
“Não é difícil superarmos o atraso e, gradativamente, tirarmos o ônus do funcionamento do Estado dos ombros dos cidadãos”, avaliou o presidente do Serpro.
Uma ideia que poderia servir de exemplo seria a “licitação reversa”, promovida a partir do acesso às notas fiscais eletrônicas emitidas no país e com “amplo acesso público e transparência”.
Simulador de aposentadoria
A presidente da Dataprev, Christiane Edington, também discorreu sobre essa mudança de mentalidade no setor público. “Às vezes, as empresas estatais de tecnologia caem na armadilha de se limitarem a responder pedidos. Temos que nos desafiar a uma atuação diferente”, colocou.
Segundo Christiane, a Dataprev já começa a apresentar resultados tangíveis: ao final de junho, todo o processo de agendamento previdenciário será 100% on-line, o que significa uma redução de 600 mil pessoas por mês nas agências do INSS. Outra novidade, que estreia neste fim de semana, é o lançamento de uma ferramenta on-line de simulação de aposentadoria.
O sócio-diretor da RW3 tecnologia, Roberto Florentino, ao comentar as transformações da relação entre administração pública e empreendedorismo, considerou que “Serpro e Dataprev deixaram de ser concorrentes para se tornar nossos parceiros”.
Segundo ele, há um novo arcabouço jurídico que permite parcerias inéditas entre startups e governo. “Isso é bom porque uma startup oxigena, traz dinamismo e novas ideias para as empresas”, completou.
Mais de 22 milhões de contas de cidadãos brasileiros passam a ter o mesmo padrão de login para mais de 80 serviços integrados
No final de maio, o Serpro e a Dataprev terminaram a unificação do módulo de acesso à plataforma Gov.br. Os provedores de identidade das duas empresas se transformaram em um só, beneficiando mais de 22 milhões de usuários na centralização e simplificação do acesso a vários serviços digitais do governo.
Atualmente, a solução de login e acesso único da plataforma gov.br atende a mais de 80 soluções de governo digital, como o Portal de Serviços do Governo, RedeSIM, ComprasNet, INSS e Portal de Serviços do Denatran.
Login
“Agora, o login dos serviços do Serpro e da Dataprev estão unificados para acessar a plataforma”, explica o gerente do Departamento de Governo Digital do Serpro, Rodrigo Mendes. O acesso ao portal pode ser feito por CPF e senha, além de certificado digital A3, que serve para pessoas físicas e jurídicas, além do NeoId (certificação digital em nuvem). “No futuro, teremos reconhecimento facial e geração de senha temporária a partir do próprio celular do usuário”, explica Rodrigo.
Marco
“O trabalho conjunto foi um divisor de águas”, avalia o assessor da diretoria da Dataprev para relacionamento e desenvolvimento, Alexandre Pelliccione, que considera a unificação uma nova forma de parceria entre as duas empresa. “No caso dos módulos de acesso, há uma dupla contribuição: o Serpro passa a sustentar a plataforma de autenticação, enquanto a Dataprev providencia serviços que qualificam as contas de acesso”, detalha o assessor.
Portal de Serviços
Um dos ambientes acessados pelo login é o do Portal de Serviços do Governo. São sistemas que, reunidos em um mesmo ambiente, atendem às mais diversas situações vividas pelo cidadão: desde serviço militar obrigatório, infrações de trânsito e agendamento de perícias do INSS. A ideia é construir uma solução única e centralizada para melhorar o acesso e consumo das soluções digitais do governo. No momento, os serviços estão disponíveis em 16 categorias, como “agricultura e pecuária”, “educação e pesquisa”, “trabalho e previdência”, “viagens e turismo”. A Dataprev contribuiu não apenas com seu cadastro, mas também trouxe conteúdos relacionados a sua área de competência, como explicações relacionadas a questões previdenciárias. Há também previsão da criação de um futuro “selo qualificador” para aposentados e pensionistas.