Objetivo do encontro realizado no Instituto Fenacon é garantir a segurança na coleta de biometria
Representantes de entidades certificadoras se reuniram com o presidente do Instituto Fenacon, Valdir Pietrobon, na na primeira semana de junho na sede da Fenacon, em Brasília, para debater a segurança que a coleta de biometria deve garantir ao processo de emissão de Certificados Digitais.
O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, presente no encontro, além de integrantes da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Certisign e Valid destacaram que o procedimento vai aumentar a confiabilidade na cadeia de Certificação Digital.
[blockquote style=”2″]A normativa institui que as Autoridades Certificadoras adicionem a coleta da biometria do solicitante no processo de validação do certificado. O objetivo desta checagem é evitar qualquer possibilidade de fraude, reforçando a segurança e a integridade da certificação digital”, destacou Pietrobon.[/blockquote]
Seguindo a normativa, instituída pelo Comitê Gestor de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, a coleta dos dados biométricos já foi iniciada e a partir do mês de novembro será feita a comparação das digitais de possíveis fraudadores que constam na base de dados com a dos clientes que estiverem validando os certificados.
A Fenacon Certificação Digital, na condição de Autoridade Certificadora, valida a identidade eletrônica e os sindicatos regionais se responsabilizam por sua distribuição.
Com sede em Brasília e pontos de atendimento espalhados em todo o Brasil, a Fenacon Certificação Digital está empenhada em fazer com que os benefícios da Certificação Digital deixem de ser uma discussão tecnológica e estejam cada vez mais ao alcance do cidadão brasileiro.
Fonte: Instituto Fenacon