Trata-se de uma inteligência artificial que responde a quase todas as perguntas feitas pelos usuários em questão de segundos: o ChatGPT
Nos últimos meses, a sociedade foi surpreendida por uma “nova” tecnologia, baseada na coleta de milhões de dados públicos na internet. Trata-se de uma inteligência artificial que responde a quase todas as perguntas feitas pelos usuários em questão de segundos: o ChatGPT, da OpenAI.
Aos poucos, está sendo possível observar que a Inteligência Artificial não só pode trazer respostas para perguntas, substituindo um buscador convencional da internet, mas que ela pode também criar novos textos baseando-se em dados públicos previamente coletados.
Segundo Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigDataCorp, maior datatech da América Latina, é errado achar que todas as respostas dadas pela Inteligência Artificial (IA) necessariamente estão corretas.
Não existe uma inteligência convencional por trás das respostas, mas sim um grande modelo matemático que se baseia em dados pré-existentes para gerar o conteúdo.
“O ChatGPT não interpreta nem entende o que o usuário está escrevendo, como uma pessoa faria. Ele sabe buscar conteúdos relacionados com os termos que foram dados como entrada, e ele sabe devolver palavras em uma ordem inteligível, com base em todo o conteúdo que ele já viu, processou e assimilou”, afirma.
A BigDataCorp, que completa 10 anos de fundação em 2023, foi uma das primeiras empresas no Brasil a ter acesso a essa tecnologia e utilizá-la no dia a dia.
A empresa obteve acesso aos chamados Large Language Models ainda em 2022, e já implementou a sua utilização na coleta de dados públicos – sua principal atividade. Os resultados da aplicação dessa tecnologia já estão disponíveis para todos os clientes da BDC.
Como o que acontece com qualquer tecnologia revolucionária, o maior resultado são os ganhos de produtividade que ela traz.
A empresa vem aplicando esses modelos de inteligência artificial para automatizar o processamento do conteúdo capturado de sites e outras fontes de dados.
Ao invés da equipe ter que interferir manualmente nos processos quando a estrutura das páginas ou documentos muda, esses modelos conseguem se adaptar de forma dinâmica a essas mudanças, extraindo as informações relevantes sem quebras.
“Sempre estivemos à frente do mercado tanto com relação a aplicação de tecnologia quanto no volume de dados capturados. Agora, estamos dando mais um salto exponencial na nossa capacidade de captura de dados, o que se traduz em informações com mais qualidade e mais atualizadas para todos os nossos clientes.”
Pensar na revolução que esses modelos generativos – nome da tecnologia que encontramos no ChatGPT – pode causar é um bom caminho para entender onde a sociedade pode chegar com a utilização dela.
Assim como aconteceu com a calculadora, que foi inventada para diminuir o tempo de realizar uma equação matemática para poucos segundos, esses modelos também têm como objetivo central o ganho de eficiência.
No caso do ChatGPT, temos uma redução de tempo na produção de conteúdo de texto. No caso do Dall-E, o ganho está na produção de imagens.
Outros modelos produzem vídeos, música, e muito mais. Assim como no caso da calculadora, continua sendo necessário ter uma pessoa por trás da máquina para confirmar e verificar os resultados, e garantir que eles são corretos e coerentes.
O especialista da BigDataCorp faz uma comparação com o que aconteceu na Revolução Industrial, quando em muitos setores a mão-de-obra humana foi sendo gradativamente substituída por máquinas.
“A chegada de modelos generativos vai promover uma grande evolução no mercado de dados e de informação. Trabalhos que eram feitos manualmente agora podem ser automatizados, diminuindo o tempo e investimentos necessários”, finaliza.
Sobre a BigDataCorp
A BigDataCorp é a plataforma de dados da era digital. Líder na América Latina, opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo, capturando informações públicas de mais de 1,5 bilhão de fontes globalmente.
São mais de 100 petabytes de informação tratadas diariamente para atender empresas de todos os segmentos e portes.
Para auxiliar nas mais diferentes demandas, os dados capturados dão origem a três diferentes produtos: o BigBoost, API de consulta de dados de pessoas, empresas e produtos; o BigID, um serviço completo de validação de identidade e prevenção à fraude; e o BigMarket, uma plataforma para estudos de mercado através de dados alternativos.
A BigDataCorp é brasileira, foi fundada em 2013 e possui escritórios no Rio de Janeiro, onde está localizada sua sede, e em São Paulo.
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