Últimas notícias

Fique informado

Inteligência artificial dobrou de 4% a 9% no último ano na indústria, segundo pesquisa

25 de outubro de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O “Índice de Automação do Mercado Brasileiro”, publicado anualmente pela GS1 Brasil, demonstra que 60% das empresas brasileiras possuem um ERP

A indústria brasileira está se tornando cada vez mais digitalizada e automatizada, porém, apesar do volume de empresas que adotaram a inteligência artificial no último ano ter dobrado, passando de 4% a 9%, o ritmo deste avanço ainda é relativamente lento.

A principal barreira está no apetite de toda a indústria em adotar plataformas e processos mais digitais. É o que demonstra o “Índice de Automação do Mercado Brasileiro”, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil.

Para mudar esse paradigma da indústria brasileira, a Infor, líder global em software de gestão em nuvem e especializada em indústria, se uniu ao Centro de Inovação e Tecnologia da GS1 Brasil para conscientizar as lideranças sobre a importância e os benefícios de modernizar os seus processos logísticos a fim de obter vantagens competitivas.

“A parceria com a GS1 Brasil pretende mostrar para os visitantes do Centro de Inovação os benefícios de usar IA para automatizar processos. Nossa experiência mostra que o uso dessa tecnologia pode reduzir os tempos de processamento de pedidos em até 30% e temos casos internacionais onde a aplicação da IA gerou economia de custo anual com distribuição de mais de 1,5 milhão de dólares.”, explica Waldir Bertolino, Country Manager da Infor.

A digitalização é um processo que vem acontecendo há algumas décadas, revolucionando muitos setores da economia brasileira, mas os obstáculos para atingir a maturidade digital ainda são grandes.

Segundo o estudo, 60% das empresas brasileiras possuem um ERP, mas menos da metade delas utiliza uma plataforma para otimizar a gestão do armazém.

Dentre os sistemas utilizados pelas indústrias nacionais, apenas 43% utilizam o WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gestão de Armazéns) para gerenciamento dos estoques e centros de distribuição.

A pesquisa feita pela GS1 Brasil, que abrange detalhadamente a adoção e uso de tecnologias de automação no mercado brasileiro, revela que a indústria ainda não consegue fazer o básico em relação ao controle do seu próprio estoque.

Armazéns com baixa tecnologia e pouca equalização entre demandas e produção resulta em problemas como altos custos na cadeia de suprimentos, inventários desequilibrados e satisfação dos clientes comprometida.

“O Centro de Inovação e Tecnologia oferece oportunidades para quem busca promover avanços na cadeia de suprimentos por meio da automação e tecnologias inovadoras. Neste ambiente, a Infor contribui conosco demonstrando suas soluções para impulsionar a adoção dessas novas tecnologias no mercado nacional.” – Virginia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil

“Em primeiro lugar, as empresas precisam fazer o básico e bem-feito, ou seja, ter uma gestão de estoque bem estruturada e que ofereça controle sobre todas as atividades do armazém. Em operações onde implementamos o Infor WMS vimos os custos de fullfilment reduzirem de 15 a 20% e a produtividade geral aumentar de 15 a 40%. Este é o tipo de benefício da digitalização que queremos mostrar com esta parceria.” acrescenta Bertolino.

Abrindo portas para IA na Indústria

As expectativas em torno da Inteligência Artificial nos negócios estão levando as empresas a investir em tecnologia de ponta para acelerar a digitalização de seus armazéns. Aquelas que não conseguirem acompanhar esse movimento perderão espaço no mercado.

A adoção da IA, em conjuntos com outras tecnologias 4.0, também contribui com a sustentabilidade dos negócios, uma vez que pode ajudar as empresas na missão de reavaliar seus processos produtivos, garantindo maior eficiência energética e redução do desperdício de recursos naturais.

“O mercado está cada vez mais exigente e obrigando as empresas a assumir o compromisso com a agenda ESG e buscar soluções digitais, que permitam ter maior controle sobre suas atividades e maior eficiência na gestão dos armazéns. Na Infor, nós desenvolvemos nossas soluções dentro do ecossistema da AWS, cujos data centers são de 3 a 5x mais eficientes em consumo de energia.” afirma Waldir.

A solução Infor WMS, ficará disponível para demonstração do público e gestores que tiverem interesse em conhecer as funcionalidades e os benefícios que a solução pode trazer aos processos da Indústria para a digitalização da gestão dos armazéns, cumprindo a agenda ESG.

Para os interessados em agendar uma visita no Centro de Inovação e Tecnologia da GS1 Brasil, basta realizar o agendamento pelo site do Centro de Inovação e Tecnologia. O espaço fica localizado na Rua Henrique Monteiro, 79, Bairro de Pinheiros – São Paulo.

Sobre a Infor

A Infor é líder global em software de nuvem empresarial especializado por setor. Desenvolvemos soluções completas para nossos setores de foco, incluindo manufatura industrial, distribuição, saúde, alimentos e bebidas, automotivo, aeroespacial e defesa e alta tecnologia.

Os aplicativos e serviços corporativos da Infor para operações críticas são projetados para oferecer vantagens operacionais sustentáveis com segurança e tempo de retorno mais rápido.

Estamos obstinados em fornecer resultados bem-sucedidos para os clientes. Mais de 65.000 organizações em mais de 175 países – de empresas da Fortune 500 a PMEs – contam com os 17.000 funcionários da Infor para ajudar a atingir as metas de negócios.

Como empresa Koch, nossa solidez financeira, estrutura de propriedade e visão de longo prazo nos capacitam a promover relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos com nossos clientes.

Sobre a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global.

A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais.

Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos.

Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística.

Pesquisa revela que a adoção da Inteligência Artificial na indústria mais que dobrou no último ano

A nova fase da indústria nacional de tecnologia

Especialista aponta como IA Generativa irá protagonizar a 5ª Revolução Industrial

CONTEÚDO SOBRE CYBERSEGURANÇA E TECNOLOGIA OPERACIONAL NO SETOR INDUSTRIAL VOCÊ LÊ NO CRYPTO ID. ACESSE E CONFIRA!