88% dos líderes da América Latina pesquisados concordam que a ética da IA é importante para suas organizações
De acordo com o estudo da IBM, os executivos da América Latina (66%) concordaram que as ações de sua organização são consistentes com seus princípios e valores, três vezes mais do que a média mundial.
Um novo estudo global da IBM (NYSE: IBM) Institute for Business Value (IBV) revelou uma mudança radical nas funções responsáveis por liderar e defender a ética da IA (Inteligência Artificial) em uma organização: 80% dos entrevistados apontaram um executivo não técnico – CEO – como o principal “campeão” da ética da IA, um aumento considerável em relação aos 15% em 2018.
O estudo global também indica que, apesar de um forte imperativo para o avanço da IA confiável, incluindo melhor desempenho em comparação com seus pares em sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade e inclusão, permanece uma lacuna entre a intenção dos líderes e as ações significativas.
No caso da América Latina, os executivos são mais otimistas, com 66% dos entrevistados dizendo que as práticas e ações de sua organização correspondem (ou excedem) seus princípios e valores declarados, colocando-os atrás da América do Norte (81%) e do Japão (71%) para a mesma pergunta. Se considerarmos o índice médio global, menos de 20% concordaram com isso.
O estudo também concluiu que:
Executivos de negócios agora são vistos como a força motriz da ética da IA
– 21% dos entrevistados da América Latina consideram os CEOs como os principais responsáveis pela ética da IA.
– Na região, 64% dos entrevistados indicaram CEO e outros C-Level como uma forte influência na estratégia de ética de sua organização.
– 67% dos entrevistados na América Latina apontaram o conselho como tendo uma forte influência, assim como a comunidade de acionistas (60%), funcionários (59%) e clientes (56%).
Construir uma IA confiável é percebido como um diferencial estratégico e as organizações estão começando a implementar mecanismos de ética em IA
– 88% dos líderes da América Latina pesquisados concordam que a ética da IA é importante para suas organizações. Ao mesmo tempo, 89% dos entrevistados acreditam que é uma fonte de diferenciação competitiva.
– Empresas em todo o mundo já começaram a avançar. Mais da metade dos entrevistados em todo o mundo disse que suas organizações tomaram medidas para incorporar a ética da IA em sua abordagem de ética nos negócios.
– Mais de 56% dos entrevistados na região da América Latina dizem que suas organizações criaram mecanismos de ética específicos de IA, como uma estrutura de avaliação de risco de projeto de IA e um processo de auditoria/revisão.
Garantir que os princípios éticos sejam incorporados às soluções de IA é uma necessidade urgente para organizações em todo o mundo
– Globalmente, mais CEOs pesquisados (79%) agora estão preparados para incorporar a ética da IA em suas práticas de IA bem acima dos 21% em 2018.
– Mais da metade das organizações globais endossou publicamente princípios comuns de ética em IA. No entanto, menos de um quarto colocou em prática.
– 68% das organizações globais pesquisadas reconhecem que ter um local de trabalho diversificado e inclusivo é importante para mitigar o viés na IA, mas os resultados indicam que as equipes de IA ainda são substancialmente menos diversificadas do que a força de trabalho de suas organizações: 5,5 vezes menos inclusivas de mulheres, 4 vezes menos inclusiva de indivíduos LGBT+ e 1,7 vezes menos racialmente inclusiva.
“Como muitas empresas hoje usam algoritmos de IA em seus negócios, elas potencialmente enfrentam crescentes demandas internas e externas para projetar esses algoritmos para serem justos, seguros e confiáveis; ainda assim, houve pouco progresso em todo o setor na incorporação da ética da IA em suas práticas”, disse Jesus Mantas, sócio-gerente global da IBM Consulting.
“As descobertas do nosso estudo IBV demonstram que construir uma IA confiável é um imperativo de negócios e uma expectativa da sociedade, não apenas um problema de conformidade. Dessa forma, as empresas podem implementar um modelo de governança e incorporar princípios éticos em todo o ciclo de vida da IA.”
A hora das empresas agirem é agora. Os dados do estudo sugerem que as organizações que implementam uma ampla estratégia de ética em IA entrelaçada em todas as unidades de negócios podem ter uma vantagem competitiva no futuro.
O estudo fornece ações recomendadas para líderes empresariais, incluindo
1- Adote uma abordagem multifuncional e colaborativa – a IA ética requer uma abordagem holística e um conjunto de habilidades em todas as partes interessadas envolvidas no processo de ética da IA. Executivos, designers, cientistas comportamentais, cientistas de dados e engenheiros de IA da linha de negócios têm um papel distinto na jornada confiável da IA.
2- Estabeleça a governança organizacional e do ciclo de vida da IA – adote uma abordagem holística para incentivar, gerenciar e governar soluções de IA em todo o ciclo de vida da IA, desde o estabelecimento da cultura certa para nutrir a IA com responsabilidade, até práticas e políticas para produtos.
3- Vá além de sua organização – expanda sua abordagem identificando e envolvendo os principais parceiros de tecnologia com foco em IA, acadêmicos, startups e outros parceiros do ecossistema para estabelecer “interoperabilidade ética”.
Metodologia
O estudo do IBV, “Ética da IA em ação: um guia empresarial para progredir na IA confiável”, entrevistou 1.200 executivos em 22 países em 22 setores para entender a visão dos executivos sobre a importância da ética da IA e como as organizações a estão operacionalizando. O estudo foi realizado em cooperação com a Oxford Economics em 2021.
Sobre o IBM Institute for Business Value
Por duas décadas, o IBM Institute for Business Value serviu como o “think tank” de liderança de pensamento para a IBM. O que nos inspira é produzir insights estratégicos apoiados por pesquisas e baseados em tecnologia que ajudam os líderes a tomar decisões de negócios mais inteligentes.
De nossa posição única na interseção de negócios, tecnologia e sociedade, pesquisamos, entrevistamos e nos envolvemos com milhares de executivos, consumidores e especialistas a cada ano, sintetizando suas perspectivas em insights confiáveis, inspiradores e acionáveis.
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