Últimas notícias

Fique informado
Inteligência Artificial x Boate Kiss: teria como ser diferente?

Inteligência Artificial x Boate Kiss: teria como ser diferente?

3 de fevereiro de 2023

A Inteligência Artificial (IA) pode contribuir em casos de incêndio apontando a melhor rota de fuga através de sensores

Uma década após a tragédia em Santa Maria, especialista explica como o uso de dispositivos tecnológicos poderiam ter evitado o incêndio.

A tecnologia das casas inteligentes e a evolução da automação vem tornando o cotidiano mais rápido e eficiente. Quando bem aplicada, ela permite ao usuário programar produtos eletrônicos e controlar dispositivos de qualquer lugar do mundo.

E não para por aí. Já imaginou que essa tecnologia pode ser usada na prevenção de desastres como um incêndio ou vazamento de água, checando condições de equipamentos de segurança ou até detectando potenciais falhas antes de um desastre acontecer?

Há dez anos, em 2013, o incêndio da Boate Kiss em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, chocou o Brasil. A tragédia foi responsável pela morte de 242 jovens e deixou mais de 600 pessoas feridas.

O fogo começou quando um dos integrantes da banda que tocava no local acendeu um artefato pirotécnico que atingiu a espuma do teto da boate que, em pouco tempo, foi tomada pelo fogo.

Este caso poderia ter sido evitado se a casa de show tivesse um sistema anti-incêndio, com dispositivos específicos como sensores de fumaça, associados à sirene e até ligação para os bombeiros?

Segundo o professor Laércio Carpes, coordenador dos cursos de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), a Inteligência Artificial (IA) pode contribuir em casos de incêndio, por exemplo, apontando a melhor rota de fuga através dos sensores que detectam o ambiente e a fumaça, minimizando os fatores de risco e garantindo a segurança das pessoas.

“A detecção de fumaça e chamas, mapeamento do local, monitoramento do ambiente, previsão de riscos e até mesmo análise de temperatura e movimentação das pessoas são informações que a IA poderia analisar para acionar dispositivos de segurança quando os algoritmos detectassem que o risco de acontecer um incêndio está alto”, destaca Carpes.

O mundo está mais conectado e isto permite um monitoramento maior dos dispositivos de modo que a previsão do que poderá acontecer em detrimento das leituras de informações local é algo que a IA tem condições de ajudar.

Repensar na utilização de dispositivos tecnológicos no nosso cotidiano pode ser uma saída para trazer mais segurança para residências e prédios comerciais.

“Isso significa que, muito além do que tomar medidas em casos como o da Boate Kiss, a IA teria capacidade de prever e acionar as medidas de segurança preventivamente. Contudo, seria necessário que o local tivesse sensores conectados em tempo real para análise e monitoramento pelos algoritmos de Inteligência Artificial”, diz o professor.

Sobre o UNASP

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) é uma instituição educacional com 107 anos, oferecendo ensino de qualidade da educação básica ao ensino superior (graduação, pós-graduação, MBA e mestrado) e educação à distância.

Conta também com um centro cultural e artístico, experiência internacional como intercâmbios e missões, esportes, entre outros.

Com o ensino voltado ao contexto dos valores bíblicos, tem três campi pelo estado de São Paulo, sendo que um na capital, outro em Engenheiro Coelho e também em Hortolândia.

Para especialista do IEEE, Inteligência Artificial e Internet das Coisas podem salvar vidas em emergências

O que esperar da Inteligência Artificial em 2023?

A inteligência artificial está em nossas vidas e não tem pretensão de sair

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada. Contamos com a colaboração de um excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. E não podemos esquecer de parcerias incríveis que temos com as Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações detalhadas e atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

CATEGORIAS

IA Notícias segurança