Sistema de Informações Geográficas contribui para a gestão territorial e sustentabilidade das principais cidades do Brasil
Para uma prefeitura realizar uma gestão territorial eficiente é fundamental contar com dados e informações georreferenciadas precisas sobre a área do município, bem como suas características físicas e ambientais, de uso do solo, dados demográficos e infraestrutura urbana.
A Imagem Geosistemas – líder em inteligência geográfica e distribuidora do ArcGIS, da norte-americana Esri, oferece a tecnologia necessária para a gestão territorial para prefeituras de todo o país, contribuindo também com a agilidade e a transparência das informações passadas aos cidadãos.
Com isso, essas prefeituras dão passos importantes para garantir uma gestão mais eficiente do espaço urbano, inserindo os municípios no conceito de “smart cities”.
As prefeituras do Rio de Janeiro, de Niterói, Salvador, Curitiba e Manaus são exemplos de cidades que utilizam a geotecnologia para a tomada de decisões.
O sistema ArcGIS, organiza e estrutura os bancos de dados em ambiente geográfico, criando o Cadastro Técnico Multifinalitário desses municípios, permitindo aos prefeitos, secretários e técnicos a análise espacial e o acompanhamento de diferentes demandas, como as áreas de saúde e meio ambiente.
Além disso, as prefeituras podem utilizar mapas e dados geográficos quando precisam se reportar ou comunicar ao cidadão.
Outro exemplo do papel da tecnologia é o projeto que vem sendo desenvolvido junto à Prefeitura de São Paulo, que prevê o uso do sistema ArcGIS nas operações de suporte e acolhimento às pessoas em situação de rua, principal demanda social da cidade.
Na Prefeitura de Suzano, a geotecnologia contribui diretamente nas questões de transparência. O Portal “GeoSuzano” permitiu automatizar a emissão de mais de 15 mil certidões pela Prefeitura e representa ganho de agilidade na consulta de informações de forma simplificada e gratuita.
Em Niterói, o “SIGeo” vem apoiando a otimização de processos e rotinas, como o cadastro de mais de 7 mil fiscalizações ambientais e a melhora de arrecadação da cidade através da transformação digital do cadastro de imóveis, aumentando em 50% a produtividade da equipe que executa esse levantamento em campo.
Para que os municípios se tornem cada vez mais inteligentes, o uso de dados fotogramétricos associados aos sistemas de informações geográficas se faz necessário.
O Sistema ArcGIS, que é disponibilizado pela Imagem Geosistemas, possui a capacidade de integrar, analisar e compartilhar qualquer tipo de dado geográfico. Isso contribui para um registro de imóveis mais eficiente, detecção de expansões e invasões entre cidades, bem como o acompanhamento da ODS 11 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para as cidades que buscam ser mais inteligentes e sustentáveis.
“Diante da complexidade dos processos socioeconômicos e ambientais e do processo de tomada de decisão na escala local, as geotecnologias são poderosas ferramentas capazes de apoiar os diversos municípios brasileiros a construir e sistematizar suas bases de dados e a realizar a gestão territorial, criando uma infraestrutura que centraliza e integra dados e aplicações sobre os diferentes temas de responsabilidade e atuação dos governos locais, trazendo mais assertividade, rapidez, confiabilidade e transparência para a tomada de decisão”, explica Leticia da Cunha Mose Ferreira especialista em governo municipal da Imagem Geosistemas.
Seis benefícios do ArcGIS na gestão territorial das cidades
Por meio desse sistema, os municípios podem obter resultados como:
- Mais celeridade nos processos de planejamento e desenvolvimento urbano e social;
- Assertividade na prestação dos serviços públicos e investimentos realizados;
- Melhor direcionamento dos recursos públicos para regiões, bairros e localidades necessitadas ou carentes de ações estruturantes;
- Economia de recursos, tempo e mão de obra;
- Garantia de uma base de dados única e acessível;
- Maior confiabilidade nos dados para tomada de decisão e resposta aos órgãos de controle e fiscalização.
A importância dos cadastros municipais está presente em leis, normas e diretrizes, como Plano Diretor, Estatutos das Cidades, Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano e a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.
“A transformação digital e a inovação impostas pelos projetos de construção de CTMs é realidade em muitos municípios brasileiros e, também, um futuro a ser conquistado para tantos outros. Cada vez mais prefeituras buscarão mecanismos inovadores para o desenvolvimento urbano sustentável e, nessa dinâmica, dados precisos e cadastros estruturados se constituem como um forte instrumento de política fiscal, urbana, social e ambiental”, finaliza Humberto Figlioulo Junior, especialista em governo municipal na Imagem Geosistemas.
Sobre o ArcGIS: o sistema ArcGIS é uma das soluções mais avançadas para análise de dados geoespaciais, permitindo que organizações de todos os setores tomem decisões mais informadas e estratégicas. Combinando as melhores tecnologias disponíveis, a plataforma ArcGIS simplifica a descoberta, análise e visualização de dados, ajudando a economizar tempo e recursos.
Sobre a Imagem
Empresa brasileira líder em Soluções de Inteligência Geográfica, fundada em 1986, é a distribuidora oficial e exclusiva do ArcGIS, plataforma desenvolvida pela gigante norte-americana Esri.
Apoia empresas e governos na transformação de dados em conhecimento através de tecnologias que solucionam problemas de negócios.
A Imagem conta com uma equipe formada por 300 profissionais, sediada em São José dos Campos/SP e possui escritórios comerciais em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.
Inteligência Geográfica é a aposta da MáximaTech para a cadeia de abastecimento
Mobilidade urbana: monitoramento inteligente torna cidades mais seguras e eficientes
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!