Para garantir compras ou vendas seguras durante este período festivo, o Itaú Unibanco oferece algumas dicas importantes
O Dia das Mães é a segunda data do ano mais movimentada para o comércio online, ficando atrás apenas do Natal. Por isso, criminosos se aproveitam de eventual desatenção de consumidores e lojistas para cometer golpes e fraudes.
De acordo com dados recentes do Serasa Experian, das quase 10 milhões de tentativas de fraude golpes registrados em 2023, mais de 4 milhões ocorreram em maio, o mês das Mães.
Durante esse período, é comum que criminosos utilizem páginas falsas que simulam e-commerces, enviem promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e criem perfis falsos que investem em publicidade para aparecer em páginas de busca e stories de redes sociais.
Diante dessa realidade, o Itaú Unibanco investiu, apenas em 2023, R$ 3,1 bilhões em negócios e tecnologia com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar financeiro de seus clientes.
Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, destaca que a segurança é uma das prioridades da instituição. “Todos os anos, trabalhamos para melhorar e atualizar nossas medidas de segurança, com o objetivo de identificar e implementar ações preventivas eficazes contra os riscos”, comenta o executivo.
O banco emprega atualmente 600 modelos de Inteligência Artificial, contribuindo para uma redução de 98% nos incidentes de alto impacto para o cliente desde 2018.
“Com uma equipe de mais de 1000 profissionais e uma abordagem multifacetada que inclui inteligência artificial, análise de dados avançada e monitoramento em tempo real, o banco está preparado para enfrentar os desafios crescentes no campo da prevenção a fraudes e proteger os interesses financeiros de nossos clientes”, reforça Volpini.
No entanto, Volpini ressalta que é importante que os clientes também estejam atentos. “Temos um protocolo de segurança robusto, mas é uma via de mão dupla. É necessário sempre estar alerta para não cair em golpes. Por isso, preparamos algumas dicas especiais para nossos clientes, que também são úteis para a sociedade em geral”.
Para garantir compras ou vendas seguras durante este período festivo, o Itaú Unibanco oferece algumas dicas importantes. Veja abaixo:
Dicas para empresas:
1 – Habilitação Indevida:
– Analise minuciosamente as solicitações de habilitação de iToken na conta da empresa antes de aprová-las
– Não escaneie QR Codes a pedido de supostos funcionários do banco
– Não compartilhe senhas ou códigos em ligações e não acesse links desconhecidos
2 – Acesso Remoto Indevido:
– Nunca baixe aplicativos ou execute programas durante ligações ou mensagens
– Acesse a conta apenas pelos canais oficiais do banco e não clique em links recebidos em ligações ou mensagens
– Não forneça senhas ou códigos em ligações ou mensagens recebidas
3 – Fornecimento de Senha, Código, iToken ou QR Code:
– Não forneça informações solicitadas por telefone ou mensagens, especialmente senhas ou códigos
– Sempre verifique os detalhes das transações financeiras antes de prosseguir
– Confirme se os boletos emitidos começam com o código 341 e contêm a marca do Itaú
4 – Orientações/Movimentações a Pedido de Estranhos:
– Não realize movimentações ou acesse a conta a pedido de terceiros, principalmente após receber ligações ou mensagens suspeitas
– O banco nunca solicita acesso à conta ou realização de procedimentos por telefone
5 – Mensagem Falsa (Phishing):
– Utilize apenas os canais oficiais do banco e evite clicar em links de mensagens suspeitas
– Não divulgue informações confidenciais após clicar em links recebidos
– Instale o Guardião 30 horas para reforçar a segurança em transações na internet
6 – Roubo de Celular:
– Apague remotamente os dados do celular em caso de roubo e solicite o bloqueio da linha e do IMEI do aparelho
– Ative recursos de segurança, como bloqueio de tela e senha no chip SIM
7 – Vírus e Malware:
– Mantenha sistemas e softwares atualizados e evite acessar links suspeitos
– Acesse a conta apenas pelos canais oficiais do banco e evite baixar aplicativos de fontes não confiáveis.
Dicas para consumidores:
Compras Online:
– Utilize o cartão virtual e ative o bloqueio do cartão físico para compras online por meio do aplicativo
– Ao pagar boletos, verifique se o nome e o CPF ou CNPJ do destinatário correspondem à pessoa ou empresa correta, inclusive para boletos pagos via débito automático
– Não clique em links de ofertas com descontos exagerados recebidos por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp
– Para conferir uma promoção, utilize o aplicativo oficial da loja baixado da loja oficial, ou digite o endereço diretamente no navegador e procure o produto na busca da loja
– Antes de efetuar compras em lojas desconhecidas, verifique a autenticidade do site e a reputação da loja
Compras Presenciais:
– Ao realizar compras presenciais, sempre verifique se o valor está correto antes de digitar a senha
– Evite inserir a senha em máquinas que pareçam ter defeito ou não mostrem o valor. Além disso, ao digitar a senha, evite que outras pessoas a vejam
– Prefira passar você mesmo o cartão nas maquininhas. Após o pagamento, confira sempre se o cartão devolvido tem seu nome escrito nele
– Opte por pagar por aproximação ou utilizar carteiras digitais para evitar entregar seu cartão a terceiros e evitar possíveis trocas sem seu conhecimento;
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