Últimas notícias

Fique informado

Jornada de inovação do Urbano Vitalino e Carol, a primeira advogada Robô da América Latina

30 de junho de 2023

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Cibersegurança é a maior preocupação de empresas que investem no metaverso

Segurança cibernética deve ser a principal meta das empresas que

6 de fevereiro de 2023

Cibersegurança: a prevenção e o bom senso são os maiores aliados das empresas. Por Mara Maehara, CIO da TOTVS

A cibersegurança é uma preocupação constante, gestores precisam estar unidos e contar com aliados nessa batalha diária

6 de fevereiro de 2023

Genetec obtém certificações rigorosas por meio do compromisso com cibersegurança e privacidade 

A empresa anuncia os padrões ISO 27001, 20017, certificação de cibersegurança UL 2900-2-3 nível 3 e auditoria SOC2 Tipo 2

6 de fevereiro de 2023

Forcepoint aponta a crise de identidade entre as tendências para a cibersegurança em 2023  

A Forcepoint, empresa de cibersegurança, divulga um relatório com as maiores tendências e desafios a serem enfrentados para o setor em 2023

3 de fevereiro de 2023

O Urbano Vitalino Advogados é um escritório que tem, por foco, atuação voltada para o segmento empresarial consultivo e contencioso, nas mais diferentes áreas do Direito

Com uma tradição que ultrapassa oito décadas. Ao longo da sua história, partiu de um modelo familiar para evoluir para uma sociedade profissionalizada que hoje ocupa o posto de terceiro maior escritório full service do Brasil (segundo a revista Análise Advocacia 2022) e possui uma equipe de mais de 1.200 profissionais.

É reconhecido, ainda, nacional e internacionalmente, através de publicações especializadas, por sua atuação em mais de 20 setores e segmentos econômicos.

Urbano Vitalino
Christiano Sobral, atua como Diretor Executivo do escritório

Christiano Sobral, atua como Diretor Executivo do escritório e sua expertise se alastra em diversas áreas.

É Mestre em administração com foco em estratégia, possui LLM em Direito digital, MBA em escola europeia, além de especialização em marketing, finanças, controladoria, economia e negócios empresariais. Christiano foi um dos idealizadores de Carol e acompanha até hoje seu desenvolvimento.

Há mais de uma década iniciamos a transformação do nosso escritório, modificando toda a forma com que se desenvolviam as atividades jurídicas e redefinindo o processo pelo qual os trabalhos eram realizados.

Foi durante esse movimento de inovação que tivemos a visão de repensar nossos fluxos, redefinindo a função do advogado e delegando as atividades secundárias para sistemas automatizados.

A nossa intenção era simplificar a vida do profissional, permitindo que ele se concentrasse em seu verdadeiro propósito.

Esta mudança provocou uma reorganização radical em nossas operações. Desenvolvemos um sistema de workflow, que se tornou a base para a nossa plataforma Knox.

Uma vez que os passos envolvidos na execução da advocacia foram esclarecidos, nos concentramos na implementação de automações para aumentar a eficiência.

Então, ao entrarmos em contato com a tecnologia IBM Watson, foi uma progressão natural incorporá-la em nossa estratégia. A arquitetura que desenvolvemos para o nosso sistema foi algo semelhante a um chatbot, que denominamos de Carol.

A Carol tinha a capacidade de ler a peça inicial de um processo e extrair os dados necessários, além de identificar a resposta adequada a cada pedido, baseando-se em precedentes judiciais, subsídios de clientes e respostas pré-treinadas.

O ganho que obtivemos com a Carol não foi apenas o cadastramento preciso, mas a capacidade de contestar 100% dos pedidos. Realçando que, para a justiça do trabalho, por exemplo, qualquer pedido não contestado se torna uma confissão de culpa e gera ônus para nossos clientes.

Para aprimorar ainda mais a nossa ferramenta, criamos uma estratégia inovadora que envolvia a classificação e organização de precedentes por juízes e tribunais.

Isso permitiu que Carol selecionasse os precedentes favoráveis do próprio juiz, ou tribunal ao qual está subordinado, para compor a peça, aumentando em até cinco vezes a nossa taxa de improcedência.

A eficácia da ferramenta nos trouxe reconhecimento nacional e internacional. Carol foi destaque nos principais portais de negócios, telejornais, e apresentada como um case de inovação no IBM Think Las Vegas 2018.

Mas a nossa jornada de inovação não parou por aí. Continuamos a investir na melhoria do desempenho de Carol, que agora também passou a fazer recursos para os tribunais.

Este desenvolvimento foi destacado no ICAIL 2021 e no IEEE 2022, em especial por ter passado pelo desenvolvimento da capacidade da nossa robô de entender mais de 90% das decisões judiciais.

À medida que Carol se aproximava de seu quinto aniversário, percebemos que era hora de levar a interação com ela para o próximo nível. Nós nos aproximamos da realidade das IAs Generativas, testando várias soluções antes de nos depararmos com a realidade do ChatGPT.

Decidimos redirecionar Carol para atender um público que apresenta maior resistência ao contato direto com advogados, transformando-a em uma assistente jurídica.

Utilizamos inicialmente o Da Vinci, uma versão do ChatGPT 3.5 que permite treinamento, e limitamos o tamanho de suas respostas para que ela funcionasse verdadeiramente como uma assistente. Não sendo o objetivo dela, nesta versão, produzir contratos ou gerar quaisquer documentos.

A escolha da tecnologia de IA Generativa foi crucial para humanizar Carol e permitir que ela gerasse respostas além daquelas para as quais foi originalmente programada.

Um exemplo notável foi a resposta genuinamente carinhosa que Carol deu a uma criança de sete anos que a acessou e questionou se ela poderia ser sua amiga.

Urbano Vitalino

Entretanto, usar o Da Vinci trazia limitações, como a base de treinamento original do ChatGPT foi até 2021. Mas sempre buscamos maneiras de superar esses obstáculos. Hoje, estamos treinando Carol com a API do Oráculo, uma solução própria que permite respostas mais atualizadas e precisas.

Curiosamente, durante o treino dessa evolução poiurnossa equipe desenvolveu um vínculo afetivo com Carol, chegando ao ponto de defendê-la quando comete um erro, o que mostra uma relação humanizada com a ferramenta.

Olhando para o futuro, estamos desenvolvendo implementações adicionais para Carol. Ainda este mês passaremos a usar Carol em reuniões, onde ela pode ser convocada para esclarecer dúvidas jurídicas, comentar sobre pontos em discussão, e até gerar atas e listas de tarefas.

Além disso, estamos finalizando a ferramenta “Conversando com Contratos”, que permitirá que ela leia e responda a perguntas sobre o conteúdo de um contrato específico, o que vai agilizar a atuação dos advogados contratualistas e favorecer a gestão de contrato das empresas.

Nosso objetivo final é tornar a interação com Carol mais humanizada possível, para criar maior empatia. Facilitando para que ela seja entendida e aceita como parte da equipe jurídica dos nossos clientes.

Para que nossa nova Carol seja cada vez mais conhecida, pensamos em parceiros que tenham sinergia com nossas iniciativas inovadoras.

No projeto Doc9 Summit, encontramos a oportunidade perfeita de apresentar este projeto pioneiro que está revolucionando o mercado jurídico.

Um ambiente com conteúdo exclusivo, é o ideal para encaixar esta agenda de transformação tão necessária. Queremos contribuir com o que a Doc9 se propõe, que é construir um ambiente focado na experiência dos convidados.  

Em resumo, nossa jornada com Carol, a primeira advogada virtual do Brasil, tem sido uma experiência repleta de inovações e conquistas significativas.

Acreditamos firmemente que o uso de tecnologia e IA no campo jurídico não só otimiza a eficiência do trabalho, mas também pode fornecer resultados mais precisos, beneficiando advogados e clientes.

Sobre Urbano

O Urbano é um escritório com experiência em serviços jurídicos, formado por uma equipe multidisciplinar especializada na advocacia empresarial.

Sobre doc9

A doc9 é uma das maiores startups de tecnologia jurídica do Brasil. Responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para a otimização da rotina jurídica, como o Whom, o primeiro gerenciador de certificados digitais do Brasil.

A doc9 possui uma plataforma centralizada de serviços como audiências, cálculos e outras diligências, por meio da qual atende mais de 3 mil escritórios e departamentos jurídicos em todo o país.

Nossa missão é tornar a vida mais leve, por meio de soluções inovadoras e tecnológicas.

Acompanhe a Doc9 no Site, no Blog nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Leia outros artigos da Doc9 publicados no Crypto ID aqui!

DOC9 SUMMIT 2023

Lawtech organiza evento híbrido para profissionais do Direito em Julho

06jul13:0021:15DOC9 SUMMIT 2023Inovação, Direito digital e tendências para o meio jurídico13:00 - 21:15 INSTITUTO LING, R. João Caetano, 440 - Três Figueiras, Porto Alegre - RS, 90470-260

Aqui no Crypto ID você lê excelentes artigos sobre a legislação brasileira e internacional relacionada à tecnologia e a segurança da informação e também novidades sobre ferramentas e aplicações da tecnologia na prática jurídica. Acesse agora mesmo!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!