A LGPD, desde sua entrada em vigor, representou um marco significativo na maneira como as empresas e os indivíduos interagem com os dados pessoais. Com um foco claro na proteção dos direitos fundamentais de privacidade e autodeterminação, a lei trouxe consciência e responsabilidade para a forma como as organizações tratam as informações pessoais de seus clientes, parceiros e colaboradores.
Por Antonielle Freitas
Nesses cinco anos, testemunhamos um notável progresso em nossa cultura de proteção de dados. Empresas de todos os portes e segmentos foram desafiadas a revisar e reformular suas práticas de coleta, uso e armazenamento de dados, elevando os padrões éticos e as medidas de segurança. Esse compromisso resultou não apenas em conformidade legal, mas também em uma confiança aprimorada entre as partes envolvidas, impulsionando relações mais transparentes e duradouras.
No entanto, é importante reconhecer que a jornada da LGPD é contínua e evolutiva. À medida que novas tecnologias emergem e a paisagem digital se transforma, devemos permanecer vigilantes na adaptação de nossas práticas às demandas em constante mudança.
À medida que olhamos para o futuro, vislumbramos um cenário promissor, no qual a proteção de dados se tornará ainda mais central em nossas vidas e negócios. Enfrentaremos desafios únicos, mas também teremos a oportunidade de moldar um ambiente digital mais seguro e respeitoso.
* Antonielle Freitas é DPO (Data Protection Officer) no escritório Viseu Advogados; Membro da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da OAB/SP. É certificada como DPO junto ao EXIN e em Segurança Cibernética pela Cisco Networking Academy, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, pós-graduada em Direito Digital pela Escola Brasileia de Direito – EBD e em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.
No Crypto ID você lê excelentes artigos sobre a legislação brasileira e internacional relacionada à tecnologia e a segurança da informação, também novidades sobre ferramentas e aplicações da tecnologia na prática jurídica. Acesse agora mesmo!
Visual Law – O próximo passo na advocacia 4.0
Privacidade e consentimento no contexto da coleta de dados neurais: uma perspectiva Neurojurídica
Leia mais sobre Privacidade e Proteção de Dados em nossa coluna dedicada a esse tema. São artigos sobre o que acontece no Brasil e no Mundo. Aqui!
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!