Hoje, a adoção do desenvolvimento low-code já é uma tendência e tem aumentado significativamente em todos os tipos de empresas
De acordo com o Gartner, até 2024, o desenvolvimento de aplicativos low-code representará mais de 65% da atividade de desenvolvimento de aplicativos e 75% das grandes organizações já estarão usando alguma ferramenta low-code.
Hoje, a adoção do desenvolvimento low-code já é uma tendência e tem aumentado significativamente em todos os tipos de empresas.
O objetivo é possibilitar a criação de aplicações com mais agilidade, estimulando o processo de transformação digital e aumentando a competitividade.
Especialistas da Liferay, empresa desenvolvedora de uma plataforma de experiências digitais (DXP) baseada na nuvem, destacam quatro grandes benefícios relacionados à tecnologia low-code que irão impulsionar o desenvolvimento tecnológico a curto e médio prazo.
– Equipes de TI focadas no que realmente importa: 80% das empresas dizem que o treinamento de usuários de negócios para fazer o trabalho de desenvolvimento deu a profissionais de TI mais tempo e recursos para se concentrar em outras iniciativas.
A transformação digital ainda desafia empresas e muitas equipes de TI estão envolvidas em grandes projetos que exigem tempo e foco.
A otimização de tarefas é fundamental para esses departamentos, pois permite liberar recursos para cobrir com mais eficiência as frentes onde eles são tecnicamente mais necessários.
– Capacidade de resposta à mudança: usuários que possuem melhor treinamento, mais recursos e tempos de resposta mais rápidos poderão reagir melhor a possíveis interrupções ou até mesmo novos cenários.
Graças ao low-code, soluções como landing pages, workflows de aprovação de conteúdo, pedidos de compra ou processos de integração podem ser implementados de forma mais rápida.
Isso proporciona às empresas maior flexibilidade, grande capacidade de readequação no dia a dia e melhorias contínuas nos processos.
– Experiência do cliente otimizada: é fundamental que as organizações vejam o low-code não apenas como uma tendência que melhora o desempenho dos processos internos, mas que também tem um impacto na otimização da experiência do cliente e usuários.
Graças à análise de dados, as empresas de hoje têm uma profusão de informações úteis e podem monitorar a jornada digital de seus clientes.
A tecnologia low-code pode ser um complemento importante nesse processo de melhoria contínua porque capacita equipes a reverter um ponto problemático ou corrigir uma ferramenta que não está funcionando.
De acordo com especialistas da Liferay, a demanda por soluções digitais aumentou significativamente nos últimos dois anos e tem sido uma das razões para o crescimento imparável da tecnologia low-code.
De acordo com a pesquisa do Gartner, em média 41% dos funcionários fora dos departamentos de TI personalizam, criam tecnologias ou soluções de dados hoje.
Ou seja, é uma tecnologia muito alinhada com as necessidades reais e práticas atuais dos negócios.
“É fato que as empresas que estão imersas em processos de transformação digital geralmente sabem por que precisam fazer isso, mas nem sempre possuem todo o conhecimento tecnológico necessário. Soluções que incluem recursos de low-code podem ser usadas para minimizar essa lacuna”, conclui Daniel de Francisco.
Sobre a Liferay
Liferay ajuda organizações a superar desafios únicos, criando experiências inovadoras e centradas no cliente, em nossa plataforma de experiência digital (DXP) na nuvem.
Nossa plataforma é open source, o que a torna mais confiável e segura. Milhares de organizações de serviços financeiros, seguros, indústria, serviços de saúde e governo usam Liferay globalmente.
Nossa missão é ajudar companhias a alcançarem seu máximo potencial para servir outros, e buscamos deixar uma marca positiva no mundo através de nossos negócios e tecnologias. Conecte-se conosco em Liferay.
Adote o low-code e fuja da escassez de desenvolvedores. Por Lázaro Pinheiro
Low-code: mais de 65% dos apps até 2025 serão desenvolvidos com ferramenta de baixo código
Low-Code, um aliado para a estratégia omnichannel
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!