Últimas notícias

Fique informado

Mais da metade das empresas limita sua proteção de dados à “alfabetização” formal sobre segurança da informação

6 de abril de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

25% de profissionais de cibersegurança são mulheres, aponta BCG

Pesquisa mostra disparidade de mulheres entre profissionais de tecnologia, o que pode ser uma oportunidade para setor de cibersegurança.

15 de dezembro de 2022

e-Safer e SOC Radar firmam parceria para a oferta de soluções em cibersegurança

A e-Safer, empresa referência em consultoria de cibersegurança e transformação digital, firmou parceria com a SOC Radar

14 de dezembro de 2022

Cibersegurança: como navegar em um mundo sem cookies de terceiros

Em algum momento você já deve ter se deparado com uma mensagem na linha de “Clique para aceitar nossos cookies” durante a visita em algum site.

7 de novembro de 2022

Ao mesmo tempo, aumenta a percepção nas empresas sobre a importância de garantir a proteção adequada da informação

Normalmente, o processo de educação dos funcionários em questões relacionadas à segurança da informação limita-se ao estudo de alguns manuais.

Com base nos dados da pesquisa SearchInform, somente em 12% das organizações realizam webinars especialmente dedicados ao tema. Em 16% das organizações foram implementados treinamentos em escala real.

Ao mesmo tempo, aumenta a percepção nas empresas sobre a importância de garantir a proteção adequada da informação. Até 80% das organizações querem aumentar a “alfabetização” dos funcionários em questões relacionadas à segurança da informação.

informação

Ao mesmo tempo, 60% dos especialistas responsáveis pela “alfabetização” dos funcionários sobre segurança da informação simplesmente desenvolvem alguns manuais ou regulamentos para que funcionários estudem por si mesmos.

“Este é o método mais difundido, porque é mais simples – basta estabelecer os regulamentos sobre como trabalhar com dados uma vez” – comenta Sergio Bertoni, analista chefe da SearchInform. No entanto, poucos funcionários leem tais regulamentos.

“As pessoas não compreendem os riscos associados e, portanto, não entendem porque as regulamentações são importantes e como elas têm alguma relação com suas funções. Em qualquer  processo de capacitação é necessário, antes de mais nada, verificar como a informação passada foi absorvida e processada pelos capacitandos. E também é muito útil relacionar as informações fornecidas durante a capacitação com casos da vida real, de preferência que falem alto na alma dos participantes do curso.”

Os especialistas de algumas empresas entendem que as próprias regulamentações não são suficientes e, portanto, combinam diferentes abordagens ao processo educacional.

Por exemplo, em 51% das organizações, os especialistas enviam e-mails aos funcionários, notificando sobre novos riscos de segurança da informação; em 12% das organizações, os especialistas promovem webinars específicos, durante os quais falam aos participantes sobre os desafios de segurança da informação e passam recomendações sobre como evitá-los; em 16% das organizações são implementados treinamentos cibernéticos em escala real.

informação

Parte dos entrevistados recorrem a curso organizados por terceiros: 27% utilizam cursos de treinamento gratuitos preparados por especialistas em segurança da informação de outras organizações e 17% dos respondentes estão prontos para pagar por tais cursos..

“A fim de garantir que um funcionário, que não é um especialista em segurança da informação, entenda claramente, por que é tão importante usar senhas diferentes para contas privadas e contas corporativas, reconhecer fraudes na Internet e tomar as medidas necessárias para garantir que terceiros não obtenham de forma alguma acesso aos documentos corporativos, é útil demonstrar alguma experiência da vida real e com a ajuda desta explicar, quais são os prováveis resultados ao descumprir as regras de segurança da informação estabelecidas na organização. A segurança da informação é uma esfera bastante abstrata, por isso é crucial fornecer aos participantes do curso explicações detalhadas e casos que ilustrem as questões relacionadas à InfoSec para tornar o processo educacional mais fácil e mais eficiente“.– conclui Sergio Bertoni, analista chefe da SearchInform.

Os dados da pesquisa SearchInform foram coletados durante o outono-inverno de 2022 entre mais de 1.000 especialistas e chefes de departamentos de SI e TI de organizações governamentais, comerciais e não-comerciais de diversos setores da economia.

Sobre a SearchInform

SearchInform é uma empresa 100% privada que desenvolve produtos de gerenciamento de risco, sendo uma das líderes do setor.

Mais de 3.000 empresas em mais de 20 países são clientes do SearchInform. Nossa equipe de desenvolvimento cria tecnologias de busca de dados não estruturados desde 1995 e em 2004 começou a desenvolver soluções destinadas à segurança da informação.

Hoje, temos produtos e serviços para proteção completa contra ameaças internas em todos os níveis dos sistemas de informação corporativos.

Empresas que negligenciam a segurança da informação correm riscos

5G: o desafio da segurança da informação

A Segurança da Informação e o Direito Digital: Defensores da Privacidade

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada. Contamos com a colaboração de um excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. E não podemos esquecer de parcerias incríveis que temos com as Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações detalhadas e atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!