Segundo dados do Mapa da Fraude, as lojas virtuais brasileiras sofreram 5,5 milhões de tentativas de fraude entre 2021 e 2022
Valor das tentativas de fraudes aumentou 4,8% em 2022, alcançando um ticket médio de R$ 1.050; principais alvos são sites de vendas de celulares e eletrônicos.
O e-commerce se fortalece cada vez mais no Brasil. De acordo com relatório divulgado no início do ano pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, o país já contabiliza 59% de suas lojas dedicadas ao comércio on-line.
Neste cenário, segundo dados do Mapa da Fraude, realizado pela ClearSale, empresa especializada em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, as lojas virtuais brasileiras sofreram 5,5 milhões de tentativas de fraude entre 2021 e 2022.
O Mapa analisou 312 milhões de negócios com cartão de crédito durante o período. No comparativo, foi percebido um aumento de 1,7% no número de compras.
No entanto, os valores desses golpes subiram 4,8% em relação ao ano anterior. O ticket médio, indicador dos valores mais frequentes de compras efetuadas ao longo do ano, dessas fraudes em 2022, foi de R$ 1.050,00, enquanto as compras legítimas, feitas por clientes que realmente efetuaram compras de maneira legal, somaram R$ 521,00.
Alvos mais comuns
Ainda de acordo com o documento, entre as mais de 5 milhões de tentativas registradas, as principais são: celulares (8,2%), eletrônicos (8,0%) e itens de informática (4,3%).
“Produtos com maior valor agregado tendem a ser um alvo dos golpistas. Celulares, eletrônicos e produtos de informática são muito desejados e fazem parte de uma ampla rede de revendas em outros sites com menor fiscalização. A recomendação é redobrar ainda mais as medidas de segurança para proteger seus negócios e os clientes”, diz Eduardo Esparza, vice-presidente da Tenerity no Brasil e na Espanha, empresa especialista em fidelidade lucrativa.
Recomendações
Esparza explica que é importante ficar atento a esses números. “O e-commerce é uma das modalidades de venda mais populares para os consumidores, principalmente para quem já tem o hábito de pesquisar e comparar preços e produtos no meio digital. Entretanto, é preciso construir uma plataforma segura para os usuários. Dados sensíveis como números de cartão de crédito ou informações pessoais devem ser criptografas com certificados digitais e toda a operação precisa passar por extenso planejamento anti-fraude“, diz.
Segundo o executivo, também é importante ficar atento aos certificados digitais exibidos pelos sites e ter cuidado com senhas. No caso dos lojistas, a atenção é para a contratação de serviços de segurança habilitados que possam oferecer mais confiabilidade.
“São vários os exemplos de selos e certificados que temos em nossos próprios sites, como Secure Sockets Layer (SSL), Site Blindado, entre outros. Trata-se de um importante passo para que os lojistas do e-commerce entendam que a relação de confiança com os clientes é tão importante quanto a qualidade do produto e isso envolve desde a emissão de uma nota fiscal até a plataforma de compra”, finaliza Esparza.
Sobre a Tenerity
A Tenerity é líder mundial na criação e gerenciamento de soluções de fidelidade econômicas por meio de tecnologia proprietária, conteúdo inteligente e plataformas modulares.
Desenvolve soluções de fidelidade para marcas em todo o mundo que se conectam com os usuários e ajudam a aumentar o tempo de vida de seus consumidores.
Com sede em Stamford, Connecticut, EUA, a Tenerity oferece seus serviços a milhões de consumidores, por meio de mais de 2.000 clientes e 1.300 funcionários, em 18 países.
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