A automação tem sido uma tendência crescente em empresas de todo o mundo, visando aumentar a eficiência e reduzir os custos
Por Renan Torres, vice-presidente da Arklok
A automação tem sido uma tendência crescente em empresas de todo o mundo, incluindo as companhias latinas.
Essa tendência é impulsionada principalmente pela necessidade de aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos e serviços.
O processo de automatização também permite que os negócios se adaptem às mudanças e necessidades do mercado, diminuindo o impacto gerado pela crescente concorrência e incertezas da volatilidade econômica.
Embora a automação esteja se tornando cada vez mais popular em todo o mundo, as empresas latinas ainda estão atrás em relação à adoção dessa tendência. Isso ocorre porque essas marcas tendem a ser mais conservadoras e relutantes em adotar novas tecnologias.
Além disso, muitas delas têm estruturas organizacionais rígidas e burocráticas, o que pode tornar mais difícil a implementação de mudanças.
Entretanto, esse cenário está prestes a mudar. Dois terços das grandes e médias empresas da América Latina pretendem aumentar os investimentos em automação de processos nos próximos anos para ganhar eficiência e escala, de acordo com pesquisa da BotCity e da EY, que acaba de ser divulgado.
Os setores de logística, varejo, e-commerce e indústria são os que mais consideram a importância estratégica da inclusão da tecnologia de Robotic Process Automation (RPA), que permite a criação de robôs com software. Essa ferramenta viabiliza automatizar processos, com demandas concentradas sobretudo nas áreas de operações (41%) e financeira e contábil (37%).
Uma das principais vantagens dessa tecnologia é que ela pode ajudar os negócios na redução de custos operacionais. Além disso, a automação é recurso que auxilia a enxugar custos de produção, melhorando a eficiência dos processos de produção e minimizando os erros.
Outra vantagem é que ela pode agregar para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Já que a automação pode ajudar a reduzir erros humanos e garantir que as tarefas sejam realizadas de maneira consistente e precisa. Isso pode melhorar a satisfação do cliente e aumentar a fidelidade dos consumidores.
O levantamento da BotCity e da EY também demonstra que o principal objetivo das companhias que prezam pela tecnologia é liberar as pessoas para atividades mais estratégicas (50%) e obter mais produtividade (26%).
Dessa forma, é possível garantir que os funcionários estejam envolvidos em tarefas que demandam maior conhecimento específico e técnico.
Com a difusão desse tipo de inteligência de hiperautomação, mercado estimado em 596 bilhões de dólares, de acordo com o Gartner, todo o setor de tecnologia deve estar preparado para ter o suporte necessário para a implementação desse tipo de recurso.
Quando falamos na implementação prática da automação, também estamos falando da disponibilização de hardwares potentes para rodar esse tipo de software.
Na Arklok, estamos preparados para fazer parte dessa engrenagem que deve revolucionar a forma como as empresas usualmente tocam os seus negócios.
Assim como o início de toda tendência tecnológicas, os negócios que se prepararam e abraçam novas possibilidades desfrutam de diferenciais competitivos e maior escalabilidade no mercado.
Na Arklok, já estamos prontos para garantir que as companhias tenham o suporte necessário para automatizar seus serviços. E sua marca já está pronta para essa revolução?
Sobre a Arklok
Fundada há mais de 14 anos pela CEO Andrea Rivetti, a Arklok é uma das principais empresas no mercado de full outsourcing de infraestrutura de TI do Brasil.
Ou seja, faz locação de equipamentos de tecnologia, como notebooks, desktop, impressoras, smarthphones, entre outros itens para empresas com o objetivo de reduzir custos da infraestrutura corporativa.
Com mais de 200 mil itens alocados e 900 clientes em carteira, a Arklok está presente em mais de 600 cidades em todo o território nacional.
Automação: por que se tornou imprescindível em cibersegurança?
Automação de certificados AWS e Google Cloud Platform com Sectigo Certificate Manager
2023: o ano da automação da segurança digital
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.