A partir de Março, os microempreendedores individuais (MEIs) do Distrito Federal deverão substituir as Notas Fiscais Avulsas pelas Notas Fiscais Eletrônicas
Artigo escrito por Soluti
O documento impresso pelo Sistema de Emissão de Nota Fiscal Avulsa, no portal da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal não estará mais disponível na internet a partir do dia 1º de Março.
Segundo a Secretaria de Fazenda do DF a medida foi tomada para modernizar e tornar mais seguro o processo de emissão da nota fiscal para todas as partes envolvidas: contribuinte, cliente e governo.
Ainda de acordo com a SEFAZ, o DF tem aproximadamente 170 mil microempreendedores individuais inscritos — desse total, apenas 7.979 utilizam o sistema.
Quem pode emitir a NF-E?
Para emitir nota fiscal eletrônica é necessário ter uma empresa cadastrada. Outra exigência é o certificado digital, que pode ser facilmente obtido na Soluti, independente do segmento de atuação.
Além dos MEIs, podem emitir NF-e proprietários da mercadoria, prestadores de serviço, artesãos e profissionais autônomos não contribuintes, empresas e repartições públicas, inclusive autarquias e fundações, e empresas inscritas exclusivamente no Imposto Sobre Serviços.
A medida é regulamentada pela Portaria nº 15, de 2018, e segue determinação da Receita Federal do Brasil.
E o que é Certificado Digital?
O Certificado Digital é uma espécie de RG que atesta sua identidade e seus aceites no meio digital. Garante que você é você! Pode ser utilizado por pessoas físicas – PF, jurídicas – PJ e até servidores web. Ou seja, todo mundo. Clique aqui e saiba tudo sobre Certificado Digital!
Confira também a documentação necessária para emissão do certificado e o melhor custo benefício preparado para você pela Soluti.
Fonte: Soluti Responde
Acompanhe a Soluti em nossas redes sociais: Instagram | Facebook