Com o Windows Vista, a Microsoft introduziu a sua nova ferramenta de criptografia, o BitLocker, que foi aprimorada e integrada nativamente no Windows 7 e agora também está presente no Windows 8.
Ela consiste em codificar as partições do HD ou de unidades de disco removíveis (neste caso o BitLocker To Go), protegendo seus dados contra possíveis roubos. O recurso do BitLocker utiliza o recurso “Módulo de Plataforma Confiável (TPM 1.2 – Trusted Platform Module)” para proteger os dados dos usuários, garantindo que seus arquivos não serão visualizados, a não ser que você possua a “chave” de criptografia.
Com o Windows 8 algumas funcionalidades foram inseridas neste recurso, para que o mesmo seja ainda melhor e mais apropriado para a utilização de mais empresas e pessoas. Com o anúncio do Windows 10 Preview ano passado, Joe Belfiore fez questão de explanar todos os avanços feitos na plataforma que desta vez irá trabalhar em um nível mais baixo, fazendo a criptografia ser realizada em cima de cada arquivo do sistema.
Agora novas informações revelam que os usuários poderão fazer tal criptografia de forma também manual.
Para realizar este procedimento, você precisará apenas clicar com o botão direto do mouse ou tocar e segurar sobre um arquivo (no caso de telas sensíveis ao toque) e escolher a opção “criptografar arquivo” do menu exibido. Como pode ser visto na imagem acima, todos os arquivos criptografados são exibidos na cor verde.
Para os usuários corporativos que trabalham com informações importantes, o sistema permitirá criptografar qualquer arquivo que seja baixado do seu e-mail para a máquina ou mesmo de um servidor local ou remoto. Essas novas ferramentas dão aos usuários um maior controle sobre a segurança, e a empresa pretende trazer ainda mais soluções para tornar o Windows 10 seguro e mais robusto.
Fonte: Tudocelular.com