Durante o evento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realizado entre os dias 8 a 10/11, em Brasília | o Fórum RNP 2016, o Ministério do Planejamento fez recomendações para contratação de serviços de computação em nuvem.
As orientações do Ministério do Planejamento para a contratação de serviços de computação em nuvem na Administração Pública Federal foram apresentadas pelo coordenador-geral de serviços de infraestrutura do MP, Waldeck Pinto de Araújo Junior.
O palestrante mostrou resultados do trabalho feito com os órgãos que compõem o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), estrutura do governo federal que coordena a área de TI na administração direta, autárquica e fundacional.
Esses resultados foram divulgados em maio deste ano, no manual “Boas práticas, orientações e vedações para contratação de Serviços de Computação em Nuvem”.
Segundo Waldeck, o levantamento identificou uma preferência pela implementação de nuvem interna. No entanto, o ministério publicou recomendações que incentivam a adoção de modelos de nuvem híbrida e pública.
“Para obter mais eficiência e redução de custos, essa economia não vai ocorrer na adoção de uma infraestrutura de nuvem privada. A redução na ociosidade só é possível no compartilhamento de nuvem pública, uma vez que o cliente paga apenas pelo que ele usa”, explicou o gestor.
O palestrante ainda destacou a agilidade como principal benefício no uso de serviços na nuvem, pela alta disponibilidade, elasticidade e melhor experiência de uso. “Entendemos que é a computação em nuvem é um modelo irreversível e atraente, que rompeu uma barreira de entrada para os serviços de TI, pois o cliente paga apenas pelo que usa”, declarou.
Acesse aqui o manual do Ministério do Planejamento.
Fonte: forum.rnp.br