Não só eventos da Copa do Mundo que podem implementar essa norma, mas todos os tipos, independentemente, do setor ou tamanho
ISO 20121, que certifica Sistema de Gestão de Eventos Sustentáveis é utilizada pela primeira vez em um mundial de futebol masculino
A Copa do Mundo de 2022 no Qatar já pode ser considerada a mais sustentável da história.
Com ações como a dessalinização da água do mar, investimento em energia solar e na gestão eficiente de resíduos, o evento que reúne as melhores seleções masculinas de futebol do planeta obteve a certificação internacional ISO 20121 – Sistema de Gestão de Eventos Sustentáveis — e se tornou pioneiro a implantar esta norma no setor.
O país sede da Copa, localizado no Oriente Médio, possui poucos recursos naturais e a implantação da ISO 20121 possibilitou a utilização eficiente dos recursos disponíveis. A norma permite identificar, reduzir e eliminar os impactos negativos de eventos, nas esferas ambiental, social e econômica, como a geração de grandes volumes de resíduos, desperdício de materiais, consumos excessivos e problemas para as comunidades envolvidas. Ao mesmo tempo, maximiza os impactos positivos, trazendo benefícios públicos, comunitários e econômicos.
Não são apenas eventos de grande porte que podem implementar essa norma, mas também aqueles de todos os tipos, independentemente do setor ou tamanho. A ISO 20121 segue a metodologia Plan, Do, Check, Act(PDCA) — planejar, fazer, checar e agir — proporcionando uma melhoria contínua de gestão.
“A certificação de eventos é benéfica para sociedade, meio ambiente e empresa, ao promover a implementação de uma cultura de melhoria contínua para as organizações, públicas ou privadas e mitigar os impactos ambientais”, pontuou a vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Alessandra Costa. “E também pode resultar em economia financeira”. A norma também auxilia na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e permite uma gestão mais eficiente ao longo da cadeia de fornecedores.
O primeiro passo para certificar um evento com a norma ISO 20121 é buscar uma organização certificadora, que trabalhe com a norma. O organismo realizará uma avaliação documental e auditoria no local. Após a concessão da certificação, haverá acompanhamento anual e renovação a cada três anos.
Quais os perigos na segurança cibernética durante a Copa do Mundo?
3 Tecnologias revolucionárias na Copa do Mundo de 2022
Grupos de ativistas dizem planejar invadir l vinculados à da Copa do Mundo