Nem a Apple consegue acessar os dados criptografados que estejam armazenados em um iPhone que rode as versões mais recentes do iOS. A declaração foi feita nesta semana pela própria empresa, diante de um pedido do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
A justiça queria forçar a fabricante a entregar informações contidas em um dispositivo apreendido. A resposta da empresa veio em um documento apresentado a um juiz federal de Nova York. Nele, a Apple afirma que é impossível atender a solicitações como essa, depois que os métodos de encriptação do iOS foram aprimorados. Os dispositivos contam com uma ferramenta que previne que qualquer pessoa acesse as informações sem a senha, incluindo a própria companhia.
“Achamos que a criptografia é uma necessidade no mundo de hoje. Ninguém deveria ter que decidir entre privacidade e segurança. Nós devemos ser inteligentes o suficiente para fazer as duas coisas”, afirmou Tim Cook durante um discurso em uma conferência do Wall Street Journal realizada nesta semana.
O documento explica que 90% dos dispositivos, que rodam a partir da versão 8 do iOS, não podem ser desbloqueados. Celulares mais antigos, que rodam versões anteriores do sistema, podem ser acessados, pelo menos na teoria.
Fonte – BBC
O CryptoID é mais que um portal de notícias sobre tecnologia. Nossa missão é evangelizar o mercado sobre a importância da identificação digital com o objetivo de agilizar processos, reduzir custos, preservar recursos naturais e gerar serviços mais eficientes aos usuários, garantindo a privacidade e autoria dos atos praticados no mundo eletrônico.