Como a tecnologia digital pode permitir a inclusão financeira
É cada vez mais comum no Reino Unido o aviso “apenas cartão” aparecendo nos balcões de checkout do supermercado local, incentivando os compradores a pagar usando seus cartões como precaução de saúde e segurança.
Isso se tornou mais comum durante a pandemia de coronavírus, já que as empresas de varejo se recusaram a aceitar dinheiro em caso de notas e moedas carregarem o vírus.
Como resultado, o maior operador de rede ATM do Reino Unido – Link, informou que o uso de dinheiro na Grã-Bretanha caiu pela metade em questão de dias .
Além disso, em 23 de março, lojas e bancos concordaram em aumentar o limite para pagamentos sem contato, anteriormente de 30 libras, para 45, a partir de 1º de abril e outros países, como a França, fizeram o mesmo.
O crescimento do uso de smartphones e do banco on-line tem sido um fator essencial na mudança da sociedade em relação ao uso de dinheiro.
Uma sociedade sem dinheiro traz vantagens para consumidores e empresas, mas em nosso ambiente atual, o uso da tecnologia sem contato também pode afetar positivamente o bem-estar físico dos usuários.
No entanto, foram levantadas preocupações de que muitas pessoas vulneráveis serão incapazes de pagar pelo básico de que precisam se não puderem usar dinheiro.
As comunidades rurais sem acesso a internet confiável ou dados móveis rápidos, os sem-banco, os idosos e as pessoas com histórico de problemas de dívida podem correr o risco de serem excluídos se avançarmos rapidamente para ficar sem dinheiro.
Como muitos varejistas foram forçados a fechar suas lojas físicas e incentivaram as pessoas a continuar comprando on-line , as pessoas sem uma conta bancária ou pessoas que não podem usar a tecnologia provavelmente foram excluídas.
O ponto crucial do debate da sociedade sem dinheiro é a importância fundamental da justiça e da inclusão.
A tecnologia digital pode nos ajudar com nossos esforços para impulsionar a inclusão digital mais rapidamente, para que todos tenham acesso à economia digital
Vamos ver como a tecnologia – incluindo pagamentos sem contato, pagamentos digitais e biometria – ajuda a tornar o acesso aos serviços financeiros mais fácil, rápido e mais seguro para todos.
Pagamentos sem contato
1,5 bilhão de cartões de pagamento sem contato foram entregues em 2019, e esse número deve dobrar em 2023 para 2,7 bilhões, graças à decolagem da tecnologia em mercados como EUA, Brasil e Sul da Ásia.
Isso também significa que a crescente adoção permitirá que as pessoas que ainda não conseguiram acessar a tecnologia aproveitem o valor e a conveniência do contato sem contato .
A tecnologia também abre as portas para novas oportunidades e inovações baseadas em dispositivos portáteis, o que significa que agora podemos roubar e pagar por bens e serviços usando apenas nossos relógios, anéis e pulseiras inteligentes.
Isso é particularmente útil nos momentos em que precisamos estar atentos aos serviços ao nosso redor e ter cuidado com o que tocamos.
Pagamentos digitais
Segundo a Autoridade de Conduta Financeira, existem 1,3 milhão de pessoas no Reino Unido sem uma conta bancária, o que significa que elas não podem participar do sistema financeiro formal.
Embora atualmente o dinheiro seja a única opção para os não-bancários pagarem por mercadorias, também pode ser uma barreira para eles se envolverem em serviços financeiros.
Hoje, dois terços da população global sem banco possuem um telefone celular, o que significa que eles podem se conectar facilmente a uma instituição financeira ou fazer pagamentos digitalmente, pois têm acesso ao banco móvel.
Eles não precisam ir a uma agência bancária, mas podem obter um depósito direto de sua renda usando seu dispositivo móvel.
Os pagamentos com cartão estão se tornando cada vez mais acessíveis, pois os maiores emissores de cartões do mundo oferecem cartões de débito pré-pagos que não requerem conta bancária nem cheque para obter.
Além disso, os chamados bancos disruptores ou apenas digitais, como Revolut, Nubank ou Monzo, também oferecem acesso a contas bancárias sem a necessidade de ter uma conta anterior em um banco local.
Depois de se inscrever, você poderá obter um cartão físico e cartões de pagamento virtuais que podem ser usados imediatamente para compras on-line e pagamentos sem contato no telefone.
Biometria
Muitas pessoas já estão se beneficiando da conveniência da biometria de impressão digital em smartphones para acessar aplicativos e autenticar uma transação sem precisar se lembrar de um código PIN.
Os cartões biométricos , usando autenticação de impressão digital, apresentam o próximo passo na evolução dos pagamentos com cartão, pois oferecem uma maneira mais fácil e segura de fazer transações.
Esses cartões podem ajudar a fornecer uma alternativa confiável ao dinheiro para os mais vulneráveis da sociedade.
Com o cartão biométrico, você não precisa inserir um código PIN no terminal do ponto de venda (POS) para realizar uma transação.
Você simplesmente coloca o dedo no sensor de impressão digital do seu próprio cartão para autenticação.
Isso oferece uma grande oportunidade para pessoas com problemas de alfabetização ou numeracia, pois esses cartões não precisam de um PIN para autorizar uma transação.
Como sua impressão digital não pode ser facilmente replicada, isso significa que o cartão pode ser usado para transações de qualquer valor.
Com a tecnologia continuando sua rápida transformação do setor financeiro, é apenas uma questão de tempo até que a grande maioria da população mundial seja incluída.
Nosso clima atual é um fator determinante para que instituições financeiras e governamentais repensem como poderiam usar a tecnologia para democratizar o acesso a serviços financeiros e permitir que todos desfrutem da segurança e conveniência dos pagamentos digitais e sem contato.
Fonte: Thales
Webinar da Thales: Gerenciar o Acesso com Segurança é Crucial para Enfrentar os Desafios Atuais