Porsche Cup Brasil adotou tecnologia que agilizou rotinas técnicas, padronizou relatórios operacionais, reduziu falhas e aumentou a eficiência em até 40%
A Porsche Cup Brasil, uma das competições mais prestigiadas do país, deu mais um passo em sua estratégia de inovação ao implementar uma plataforma de inteligência artificial (IA) baseada nas tecnologias do Microsoft Azure AI Foundry.
A solução, desenvolvida pela Kumulus e Microsoft e alimentada pela telemetria avançada da IturanMob, otimizou o grande volume de operações técnicas realizadas nos carros entre uma etapa e outra. O objetivo foi elevar a eficiência operacional em até 40%, garantir disponibilidade total da frota e aprimorar a experiência dos pilotos dentro e fora da pista.
Desde 2023, a Porsche Cup vinha utilizando IA para análise de telemetria em nuvem, acelerando a leitura dos dados de performance dos carros e dando suporte à tomada de decisão das equipes em tempo real. Nesta nova fase, a inteligência artificial automatizou rotinas críticas de preparação e inspeção dos veículos — como classificação de apontamentos, análise técnica, triagem de demandas e padronização de relatórios — reduzindo riscos operacionais e elevando significativamente a qualidade dos processos.
A solução utilizou o Azure OpenAI Service para processamento de texto e imagens, Azure AI Foundry para governança das aplicações, Azure AI Search para buscas semânticas e uma infraestrutura robusta com Azure DevOps, Kubernetes, MySQL e Blob Storage.
“A inteligência artificial representou um passo estratégico na evolução da Porsche Cup Brasil. Ao tornar as rotinas de preparação mais ágeis e precisas, garantimos disponibilidade total da frota, diminuímos riscos e ampliamos o suporte aos pilotos. Essa transformação elevou nossa credibilidade e a experiência dos competidores, fortalecendo ainda mais a categoria”, afirmou Dener Pires, CEO da Porsche Cup Brasil.
Impacto direto na pista
Com mais de 40 corridas por temporada, o volume de operações técnicas realizadas entre as etapas era enorme: inspeções, ajustes, avaliações estruturais, validações de componentes, revisões programadas e preparação completa de cada carro para o próximo evento. Antes, parte desse trabalho dependia de conferências manuais e relatórios individuais — resultando em processos mais lentos.
Com a IA, atividades que antes levavam horas passaram a ser executadas em minutos. A triagem automática de apontamentos, a organização das demandas técnicas e a padronização dos relatórios deram mais previsibilidade ao trabalho das equipes e ajudaram a planejar com precisão o cronograma de preparação. Para os pilotos, isso se traduziu em experiências mais organizadas, clareza sobre o status de preparação do carro e maior disponibilidade da frota para treinos e competições.
E, para os fãs, a categoria trouxe até uma referência divertida: o carro do Relâmpago McQueen foi lembrado como símbolo da velocidade e da emoção que a IA ajudou a potencializar na Porsche Cup. Afinal, como diria o próprio McQueen: “Eu sou velocidade!”
Declarações

“Este foi um exemplo que reforçou a visão estratégica da Microsoft de aplicar inteligência artificial para ampliar a capacidade humana e empresarial. Com essas inovações, entregamos mais intensidade e emoção à experiência do piloto, ao mesmo tempo em que aprimoramos a eficiência operacional.” Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil,
“Projetos como este mostraram o verdadeiro papel da IA nas empresas, que é tirar peso das rotinas humanas e devolver valor estratégico. Essa transformação mudou a relação entre o piloto e a organização, reduziu contestação, melhorou a transparência e liberou tempo para o que realmente importa: ter o carro pronto para voltar à pista.” Thiago Iacopini, CEO da Kumulu
“Na Porsche Cup, cada milissegundo importou e foi nesse contexto que nossa tecnologia demonstrou sua força, entregando resultados expressivos e ganho real de agilidade e precisão.” Paulo Henrique Andrade, CEO da IturanMob.
IA em nuvem é investimento estratégico a longo prazo para impulsionar a inovação nas empresas
Microsoft Desativa Último Data Center Submerso do Projeto Natick
Inteligência Editorial que Orienta Cenários

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia, segurança e regulação. Há 11 anos provocamos reflexão que sustentam decisões estratégicas para transformação digital e cibersegurança.
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























