O brasileiro já está acostumado a usar dinheiro de plástico na hora de efetuar suas compras no varejo físico e online. Não por acaso, o setor de cartões de crédito deve crescer neste ano 7,5% por conta da forte adesão dos brasileiros a esse meio de pagamento, segundo informações fornecidas pela Associação Brasileira das Empresas de
Cartão de Crédito (Abecs)
À medida que o cartão de crédito se torna “carne de vaca” no mercado brasileiro de meios de pagamentos, surgem novas iniciativas que apontam para o futuro das compras no país. Na era do chamado “pagamento sem atrito”, as palavras de ordem são conveniência, agilidade e segurança.
Veja abaixo cinco novas formas de pagamento que prometem impactar a vida dos consumidores brasileiros nos próximos anos:
Pulseiras inteligentes
A Stone, empresa de maquininha que processa pagamentos, desenvolveu pulseiras equipadas com tecnologia NFC, de comunicação por proximidade, que permite que motoristas paguem o pedágio sem qualquer contato físico. A pulseira inteligente promete resolver problemas de atrito no pagamento que afetam principalmente os motociclistas, que até hoje não contam com dispositivos instalados no veículo para pagamento automático de pedágio.
Pagamento online na lotérica
Para fazer uma compra pelo e-commerce, não é mais necessário ter uma conta bancária. A gateway MundiPagg se uniu à SafetyPay, plataforma para pagamento no débito online, para lançar uma solução que permite ao comércio eletrônico realizar suas vendas para consumidores que não dispõem de cartões de crédito nem possuem uma conta no banco, permitindo o pagamento em dinheiro na casa lotérica mais próxima. O cliente só precisa apresentar um token de identificação e a confirmação da compra acontece em tempo real, agilizando também a entrega do produto adquirido pela internet.
Ônibus no cartão
Em São Paulo, parceria da adquirente Stone com a Autopass, a Mastercard e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) permitiu desenvolver uma solução pioneira que deve facilitar a vida dos passageiros de ônibus da capital: por ela, o pagamento de passagens pode ser feito com uso de cartões de débito, crédito ou pré-pagos. O sistema funciona graças à tecnologia contactless (sem contato), em que o usuário aproxima o cartão de um leitor digital para efetuar a compra da passagem.
Pagamento por selfie
O banco digital Neon lançou uma função que permite aos portadores de cartões Visa validarem suas compras online por reconhecimento facial. Pelo recurso, o cliente tira uma foto na abertura de sua conta no banco e essa imagem fica armazenada no banco de dados da instituição, como uma espécie de senha facial, que funciona exatamente como uma senha numérica ou digital. Ao fazer uma compra, o consumidor, então, tira uma selfie e o sistema de segurança e autenticação faz o pareamento para verificar se a imagem corresponde à foto cadastrada no sistema.
Compra por identificação biométrica
A Mastercard já está testando no País um sistema que, além de reconhecimento facial, usa leitura biométrica de impressões digitais para pagamentos de compras realizadas na internet. A Mastercard Identity Check, que já opera em 14 países, funciona por meio de smartphones, tablets e desktops conectados à rede. Como esse tipo de “senha” é imutável, ele torna todas transações mais rápidas e seguras, o que é particularmente importante para garantir o fechamento das compras no ambiente online.