Aprendendo a Proteger suas Senhas desvenda os principais mitos que fazem com que usuários criem senhas vulneráveis
Quantos caracteres uma senha deve ter? Posso ter uma única senha forte e usá-la para tudo? Como devo responder à pergunta de segurança?
Gerenciar senhas é um assunto que ainda gera muitas dúvidas entre usuários e profissionais. Explicações complexas sobre o tema confundem o usuário comum e diversos mitos são difundidos, tornando o assunto ainda menos compreendido.
O livro Aprendendo a Proteger suas Senhas, lançado pela Novatec Editora ensina de forma fácil e acessível as estratégias que os especialistas em segurança utilizam para lidar com senhas, o que realmente torna uma senha segura e como utilizar um gerenciador de senhas para facilitar a administração.
O livro desvenda mitos comuns, explicando que:
• Senhas de 9 caracteres com letras maiúsculas, minúsculas, dígitos e caracteres especiais não são fortes o bastante.
• Você não consegue transformar uma senha medíocre em uma senha ótima adicionando um caractere especial ou um número no final.
• Não é seguro utilizar a mesma senha em todos os lugares, mesmo que ela seja uma senha ótima.
• Você não pode, manualmente, inventar senhas aleatórias que serão seguras contra possíveis hackers.
• Só porque uma senha não aparece no dicionário não significa, necessariamente, que ela seja adequada.
• Responder corretamente a perguntas de segurança como “Qual é o nome de solteira da sua mãe?” não torna seus dados mais seguros.
Sobre o autor:
Joe Kissell escreveu inúmeros livros sobre Mac, incluindo muitos ebooks populares da série Take Control. Ele é dono da Joe on Tech e também é editor contribuinte da TidBITS e contribuinte sênior da Macworld.