No ID Cast você encontrará entrevistas e as ultimas notícias sobre certificação digital, proteção de dados e segurança da informação
O episódio foi ao ar na última quinta-feira, 24, e contou com a participação do Diretor da Thales Cloud Protection and Licensing – CPL, Sergio Muniz, que lidera o time de Vendas de Gestão de Identidade e Acesso para a América Latina.
Em uma entrevista feita por nossa Diretora de Conteúdo, Regina Tupinambá, tratamos sobre papel da proteção de dados no combate à pandemia.
A fabricação e distribuição global das vacinas contra a Covid-19 estão a pleno vapor em todo o mundo e as organizações envolvidas em qualquer ponto da cadeia de fornecimento são guardiãs de dados confidenciais, que vão desde a propriedade intelectual até informações do paciente, e devem garantir proteção contra ameaças cibernéticas.
Leia alguns destaques da entrevista sobre o papel da proteção de dados no combate à pandemia, mas não deixe de ouvir o podcast!
Crypto ID: Sergio, seria interessante você nos atualizar sobre esse cenário de início de pandemia e sobre como está sendo agora a performance de soluções de controle de acesso e segurança. Será que as pessoas têm consciência disso?
Sergio Muniz: Eu acho que esse cenário e essa consciência vão melhorar sim. Na verdade eu acho que essa consciência tem sim melhorado bastante, se a gente voltar em um contexto de 14 meses atrás a gente já via um cenário que acelerava um pouco essa consciência, por um lado de lei geral de proteção de dados e por outro lado a adoção de aplicações na nuvem, que é muito comum, e a gente às vezes não se dá conta mas são muitas tecnologias que a gente já usa, é que são tecnologias 100% na nuvem, isso gera uma certa consciência na turma específica da área de segurança da informação.
Mas quando a gente vai de uma forma avassaladora de acesso remoto, onde sai todo mundo dos escritórios e vai trabalhar 100% do tempo em um cenário no contexto remoto nas nossas casas, o outro ambiente de rede de acesso, às informações, que a gente busca não só a dentro do escritório acessando um Data Center, ou acessando o servidor de escritório mas também acessando aplicações na nuvem, tudo isso muda radicalmente e requer todo um trabalho muito forte das áreas de tecnologia da informação e segurança da informação e a gente tem visto essa consciência e principalmente tem visto o entendimento de que o mundo mudou.
A gente tinha muitos problemas do passado de autenticação, onde a gente tinha ambiente físico da empresa com o ambiente de sala de servidor, ou datacenter, e hoje em dia já alguns anos a gente tem muitas aplicações na nuvem.
Isso muda tudo, a gente não está tentando acessar o mesmo espaço físico a gente está tentando acessar uma aplicação que está em alguma nuvem de alguns dos nossos fornecedores e a gente brinca que a nuvem desconstruiu o perímetro totalmente, então lidar com essa nova variável implica em soluções novas, não são as soluções do passado que a gente vai interessar esse tipo de questão então se visse uma mudança radical acho esse pela conversa dos últimos 14 e 15 meses houve uma consciência de que este cenário realmente mudou e tem todo o contexto do acesso remoto no predominante que deve prevalecer no chamado novo normal, é que ainda está por vir mas que vai ser um contexto que não tem volta atrás, é um contexto que a gente já se acostumou aceitar entender e as áreas seguranças vão se adaptando.
Novidade no ID Cast! O segundo episódio já esta no ar!
Conheça o ID Cast, o podcast oficial do Crypto ID!
Crypto ID Entrevista: Sergio Muniz e o papel da proteção de dados no combate à pandemia