Últimas notícias

Fique informado

Novo aplicativo reúne informações de toda a vida escolar dos brasileiros

29 de junho de 2022

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Aplicativo Jornada do Estudante foi desenvolvido com o apoio da Startup GOV.BR, programa do Ministério da Economia

App Jornada do Estudante foi desenvolvido com o apoio da Startup GOV.BR, programa do Ministério da Economia que acelera a digitalização de serviços públicos.

Os estudantes agora passam a ter, na palma da mão, um novo aplicativo que simplifica o acesso a informações acadêmicas e a documentos de sua vida escolar.

O App Jornada do Estudante foi lançado, nesta terça-feira (28), pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Economia (ME) e a Casa Civil, e é um canal direto de comunicação entre o aluno e o Governo Federal.

Pelo aplicativo, será possível acompanhar registros estudantis em tempo real, desde o ensino fundamental à pós-graduação, sem a necessidade de deslocamento até instituições educacionais.

Neste primeiro momento, mais de 100 mil estudantes brasileiros do ensino superior já têm acesso a todas as facilidades do aplicativo.

São alunos das Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instituições que já solicitaram integração ao Jornada do Estudante.

Outras instituições ainda não integradas poderão pedir a inclusão de seus vínculos acadêmicos diretamente no aplicativo.

Os demais estudantes brasileiros também podem utilizar o Jornada do Estudante, que já está disponível nas lojas de aplicativos, mas ainda não terão acesso a suas informações acadêmicas, que dependem do cadastramento da instituição.

No aplicativo, será possível acessar serviços estudantis oferecidos pelo MEC, Governo Federal e Instituições de ensino, como ferramentas digitais educativas; cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado; informações sobre estágio e trabalho, bolsas de ensino superior, entre outros.

O desenvolvimento do aplicativo contou com o apoio do programa Startup GOV.BR do Ministério da Economia (ME), responsável por acelerar a digitalização de serviços públicos no Governo Federal.

A inciativa é uma parceria entre a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do MEC, a Secretaria de Governo Digital (SGD) do ME e a Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme) da Casa Civil.

O ministro da Educação – substituto, José Barreto Júnior, ressaltou a importância da parceria com o Ministério da Economia para os avanços que o MEC alcançou na agenda de transformação digital nos últimos anos.

Nós passamos a ver a TI como uma área estratégica do MEC e hoje nós temos o maior plano de transformação digital da Esplanada. Passamos de 80 ações para 280. E hoje temos aqui essa grande entrega”, destacou.

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho, enfatizou a importância do aplicativo para o aprimoramento do relacionamento digital dos cidadãos com o governo.

Essas iniciativas são o início de um caminho muito bem estruturado, que não tem outro destino a não ser o sucesso. O aplicativo Jornada do Estudante é mais uma entrega do nosso programa Startup GOV.BR, que está acelerando a digitalização de serviços prioritários para a população”, salientou.

Rede Aprender

Outra novidade lançada foi a criação da Rede Aprender, que objetiva a construção da Plataforma Nacional de Interoperabilidade e Análise de Dados da Educação. Na prática, a Plataforma receberá dados das instituições de ensino e abastecerá outras ferramentas educacionais.

A integração desses dados na Rede Aprender será realizada de forma gradativa até a sua concretização como infovia única de interoperabilidade nacional na área da educação.

No futuro, a Rede permitirá o compartilhamento de dados entre as instituições educacionais e a realização de análises que possibilitarão maior transparência à sociedade.

A solução está sendo desenvolvida em parceria do MEC com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Transformação digital na educação

Além do desenvolvimento do aplicativo Jornada do Estudante, a Secretaria de Governo Digital do ME vem desenvolvendo, em parceria com o MEC, projetos de inovação com foco no estudante brasileiro e ações colaborativas para impulsionar a transformação digital dos serviços públicos educacionais.

Recentemente, foi criado, na plataforma GOV.BR, o perfil do estudante, que reúne, em um só lugar, um rol de serviços específicos relacionados tanto à área de educação básica e superior quanto a outras ligadas ao cotidiano estudantil. São mais de 70 serviços digitais mapeados para os estudantes acessarem, de forma simples e rápida, o conteúdo.

A Secretaria também promoveu, no último mês de maio, uma série de reuniões temáticas voltadas para a transformação digital da área de ensino.

O objetivo foi possibilitar, para reitores, gestores de tecnologia da informação e outros interessados, a troca de experiências e a oportunidade de conhecer as soluções da plataforma GOV.BR que impulsionam a digitalização de serviços.

As reuniões contaram com a participação de representantes de mais de 50 instituições de ensino, dentre universidades e instituições federais, das cinco regiões do país.

Como evitar golpes em aplicativos bancários pelo celular

Aplicativos de espionagem para Android: uma ameaça cada vez mais perigosa

Configuração incorreta de serviços em nuvem de aplicativos Android expõe dados de mais de 100 milhões de usuários

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!