O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, José Camilo Nagano, recebeu a equipe da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, nesta quinta-feira, 2, por meio de videoconferência
O encontro teve por objetivo dar as boas-vindas ao novo diretor e apresentar a Associação, seus associados e os temas que atualmente impactam o cenário da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
O presidente do Conselho de Administração da ANCD, Márcio Nunes, parabenizou o novo diretor de Infraestrutura do ITI e desejou sucesso à sua gestão. Nagano agradeceu a recepção da ANCD e falou sobre suas expectativas para gestão que será tomada por grandes desafios, em especial os processos de digitalização recorrentes da atual pandemia de Covid-19.
“Estamos em um momento decisivo, sem a digitalização o país não crescerá, e com a pandemia esse processo foi acelerado. Queremos garantir que o ITI e a ICP-Brasil sejam participantes desse atual movimento de digitalização”, afirmou Nagano, que lembrou das recentes conquistas do ITI, como a parceria com o Conselho Federal de Odontologia – CFO, que deve ser ampliada para outros conselhos profissionais.
O presidente-executivo da ANCD, Egon Schaden Júnior, fez a apresentação institucional da Associação, destacando os associados, as ações realizadas e os projetos em desenvolvimento pela Associação, também se colocou à disposição para auxiliar sempre que possível o ITI e suas diretorias.
Entre as pautas apresentadas pela ANCD, esteve a importância da retomada do diálogo técnico mais próximo entre ITI e o mercado de certificação digital.
“A volta da Comissão Técnica Executiva – COTEC seria uma ação muito positiva para ICP-Brasil, como forma de retomar os espaços de aproximação técnica do ITI com o mercado, respeitando assim a cadeia de valor que a ICP-Brasil representa”, destacou Márcio Nunes.
Outros temas abordados foram o Prestador de Serviço Biométrico – PSBio, a promoção de ações que tornem o uso do certificado digital mais prático, mas com a continuidade da robustez e segurança do sistema e as recentes legislações referentes as emissões por videoconferência e assinaturas qualificadas, avançadas e simples.
Nagano acolheu as pautas apresentadas pela ANCD para estudos e colocou-se a disposição para novos diálogos, afirmando a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento da ICP-Brasil.
O encontro contou ainda com a participação do Coordenador-Geral de Segurança da Informação do ITI, José Gonçalves, e pela ANCD dos Conselheiros, representantes das associadas e afiliadas: Leonardo Gonçalves (Certising), Mauricio Balassiano (Serasa), Márcio Shimomoto (Instituto Fenacon), Taicir Khalil (Instituto Fenacon), Julio Sousa (Online), Alexander Schulz (Online), Samara Correia e Alysson Soares.
ANCD tem primeira reunião institucional com novo diretor-presidente do ITI
Segundo a ANCD, SBIS e CFF reforçam importância do uso do certificado ICP-Brasil na telemedicina
ANCD cumprimenta novo dirigente do ITI
Carlos Fortner é o novo presidente do ITI