Os viajantes britânicos para a Europa precisarão enviar impressões digitais e biometria facial
O muito atrasado Esquema de Entrada/Saída (EES) da União Europeia deverá começar em 6 de outubro de 2024, soube o The Independent .
O projeto pan-UE é descrito como: “Um sistema informático automatizado para registar cidadãos de países terceiros que viajam para uma estadia de curta duração, cada vez que atravessam as fronteiras externas de países europeus”.
Os viajantes britânicos para a Europa terão de apresentar impressões digitais e biometria facial, aumentando drasticamente o tempo de processamento nos portos, terminais ferroviários e aeroportos.
A EEE tem sido repetidamente adiada à medida que os Estados-Membros lutam para integrar os seus sistemas fronteiriços numa base de dados central.
A França também teria solicitado que a introdução do EES fosse adiada para depois dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, em julho e agosto, para evitar possíveis atrasos num momento de pressão máxima sobre as instalações.
De acordo com a Eurotunnel , que administra a operação de transporte de automóveis LeShuttle entre Folkestone e Calais, a data de introdução foi definida para 6 de outubro de 2024.
Os Estados-Membros terão de confirmar durante o mês de Agosto do próximo ano que estão prontos para o lançamento do SES. A pressão para a introdução do sistema sem mais demoras está a aumentar devido à preocupação com um recrudescimento do terrorismo.
O Reino Unido esteve envolvido no desenvolvimento do novo sistema antes da votação do Brexit.
A União Europeia afirma: “A principal vantagem do EES é poupar tempo. O EES substitui o carimbo do passaporte e automatiza os procedimentos de controlo de fronteiras, tornando as viagens para países europeus que utilizam o EES mais eficientes para o viajante.»
Os Estados-Membros terão de confirmar durante o mês de Agosto do próximo ano que estão prontos para o lançamento do SES. A pressão para a introdução do sistema sem mais demoras está a aumentar devido à preocupação com um recrudescimento do terrorismo.
O Reino Unido esteve envolvido no desenvolvimento do novo sistema antes da votação do Brexit.
A União Europeia afirma: “A principal vantagem do EES é poupar tempo. O EES substitui o carimbo do passaporte e automatiza os procedimentos de controlo de fronteiras, tornando as viagens para países europeus que utilizam o EES mais eficientes para o viajante.»
Mas o novo sistema colocará problemas aos operadores na procura de espaço nas fronteiras para processamento extra – em particular espaço para verificação de impressões digitais e biometria facial no meio de fluxos intensos de passageiros.
O desafio é difícil nas duas difíceis fronteiras da União Europeia em Kent: no porto de Dover e no terminal do Eurotúnel em Folkestone. As verificações de passaportes são recíprocas: os funcionários da Polícia aux Frontières francesa examinam os documentos antes dos motoristas embarcarem no seu transporte através do Canal da Mancha.
Se algum cidadão não pertencente à UE estiver no veículo, ao abrigo do EES o automóvel deve parar para que os dados biométricos sejam registados.
Ambos os locais, especialmente o porto, têm espaço limitado para processamento adicional.
A Eurotunnel estima que o tempo médio para processar um carro através da fronteira francesa aumentará de menos de 60 segundos para entre cinco e sete minutos.
A empresa está a gastar 78 milhões de euros (67 milhões de libras) na instalação de instalações nos seus terminais em Kent e no norte de França para permitir que os motoristas saiam dos seus carros para fornecer dados biométricos.
O Esquema de Entrada/Saída aplicar-se-á às chegadas a todos os países da União Europeia, exceto Chipre e Irlanda. Está também a ser adoptado pela Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein.
Eitias
Assim que o esquema estiver em vigor, o próximo passo exigido dos viajantes do Reino Unido para a Europa será obter uma licença online, conhecida como Eitias. É provável que isto seja introduzido cerca de seis meses após a entrada em vigor do SES – com um período de carência adicional de seis meses permitido aos viajantes.
Portanto, é pouco provável que o Etias se torne obrigatório antes do outono de 2025.
Eitias é a sigla para Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens, que é uma plataforma digital que vai determinar se uma pessoa pode ou não entrar no Espaço Schengen, que é a junção de 261 países da Europa que firmaram um acordo de política de livre circulação entre pessoas nas nações signatárias.
Texto atualizado em 15 de março de 2024 – Espaço Schengen é um território de 29 países europeus que aboliram suas fronteiras mútuas, permitindo a livre circulação de pessoas dentro da área. Cobre uma área de 4.312.099 quilômetros quadrados, que é de 1.664.911 milhas quadradas.
Confira a Lista de países do Espaço Schengen aqui!
O Eitias não é um visto, mas uma espécie de permissão on-line, que se pede uma vez a cada três anos. A ideia da União Europeia é aprimorar a segurança do Espaço Schengen, identificando possíveis ameaças ou riscos associados a visitantes que viajam para a região.
Fonte: The Independent
- Texto atualizado em 15 de março de 29024 – Espaço Schengen é um território de 29 países europeus que aboliram suas fronteiras mútuas, permitindo a livre circulação de pessoas dentro da área. Cobre uma área de 4.312.099 quilômetros quadrados, que é de 1.664.911 milhas quadradas. ↩︎
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