Em termos mais simples, o efeito de rede é onde um produto ou serviço se torna mais valioso à medida que mais pessoas o utilizam
Por Patrick Drexler, Head of Business Development da Nethone
Você já se inscreveu em um serviço online e sentiu que foi bombardeado com termos e condições do serviço pedindo para que você concordasse em compartilhar seus dados pessoais?
Pode parecer invasivo, mas quando se trata do efeito de rede, o objetivo geral é aproveitar o poder dos dados para melhorar consideravelmente a experiência do usuário que as empresas podem oferecer aos seus clientes.
Em termos mais simples, o efeito de rede é onde um produto ou serviço se torna mais valioso à medida que mais pessoas o utilizam, tornando-se, portanto, mais útil para cada empresa e cada usuário individual.
Mas, como o serviço é aprimorado quando se trata de prevenção de fraudes? Graças aos princípios do Open Banking, a possibilidade de usar dados tem um grande impacto sobre o quão mais seguro um serviço pode se tornar. Vamos ver como o efeito de rede pode permitir que você realmente aproveite o poder dos dados.
– O efeito de rede melhora a prevenção de fraudes
Aplique o efeito de rede à prevenção de fraudes e isso reflete na melhoria do serviço por meio do aprimoramento de recursos.
O resultado é um ambiente de pagamentos e transações online mais seguro, levando a clientes satisfeitos, uma reputação online positiva e potencial de crescimento financeiro por meio de um aumento no número de usuários.
Simplificando, quanto mais usuários concordam em compartilhar seus dados, mais eficientes se tornam os modelos de prevenção de fraudes.
É importante ressaltar que nem todos os comportamentos sinalizados como suspeitos são necessariamente uma tentativa de fraude.
Por exemplo, alguém usando uma VPN ou serviço de proxy para mascarar seu endereço IP devido a questões de privacidade não é um mau comportamento – mas junte isso a outras tentativas de ocultar a verdadeira localização de um usuário, configuração do dispositivo ou desvio do comportamento normal de navegação, e isso pode ser suficiente para respaldar as suspeitas iniciais.
Todas essas análises só podem se tornar mais eficazes e precisas na detecção de atividades fraudulentas quando o tamanho do conjunto de dados for mais extenso e continuar a crescer.
– Os usuários estão mais preocupados com a privacidade
Cada vez mais as pessoas estão conscientes a respeito da importância de proteger suas informações pessoais online, e isso teve um impacto significativo no efeito de rede. I
sso não é algo negativo, mas tornou mais difícil para esses serviços atraírem uma massa crítica de usuários e alcançar um forte efeito de rede.
Cada setor é diferente e cada um adota uma abordagem distinta de como os dados do usuário são usados.
Com os principais serviços (principalmente redes sociais) e empresas que não são idôneas coletando dados para obter ganhos financeiros, a desconfiança pública mais ampla certamente tem questionado o impacto da eficácia desse modelo.
– As leis estão do lado das empresas e do usuário final
Para dar aos cidadãos da União Europeia (UE) controle sobre seus próprios dados e opinar sobre como eles podem ser usados, a UE introduziu o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) em 2016, que é a lei de privacidade e segurança mais rígida do mundo.
No Brasil, isso também é visto por meio da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ambas as leis garantem ao usuário individual o amparo legal caso seus dados sejam usados de uma forma que não seja coerente ao que foi assinado nos termos e condições de serviço, por exemplo.
Deve-se enfatizar que o compartilhamento de dados é sempre opcional, e construir confiança em como as empresas podem aproveitar o poder dos dados em benefício dos clientes é, portanto, um passo crucial. Nesse caso, a educação é fundamental.
Concluindo, quanto mais dados as empresas poderem usar, maior a eficácia e o valor dos recursos de combate à fraude.
Esses recursos são possíveis e, o mais importante, são compatíveis com a LGPD. Assim, é possível aproveitar o poder dos dados e garantir que as vantagens do efeito de rede sejam sentidas por todos.
E tudo isso garantindo que os clientes entendam que seus dados privados estão protegidos no processo.
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