Últimas notícias

Fique informado

O Futuro dos Data Centers na América Latina: Implementando Tecnologias Sustentáveis e Eficientes

29 de junho de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A indústria de data centers atualmente consome entre 1% a 3% da eletricidade do mundo e é responsável por 0,5% das emissões de CO

A indústria de data centers atualmente consome entre 1% a 3% da eletricidade do mundo e é responsável por 0,5% das emissões de CO2, mas poderia haver um aumento para até 20% até 2025 de acordo com informações citadas pela Data Center Market.

Uma das histórias de sucesso mais palpáveis na região com relação à implementação de tecnologias mais eficientes foi a da Telefónica S.A., uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, que precisava atualizar a infraestrutura de seu data center localizado na Colômbia.

A empresa estava buscando uma solução customizada que incluísse sistemas de gerenciamento térmico, distribuição de energia e monitoramento, bem como instalação e serviços de suporte profissionais, para implementar soluções de refrigeração eficientes para o data center na sede em Celta.

Com o apoio da Vertiv, a Telefónica não apenas modernizou sua infraestrutura, mas também alcançou uma redução no consumo de energia de 68 kW/h para 41 kW/h e 40% de economia no consumo de energia das unidades de tratamento de ar aproveitando as vantagens do Chiller de Free-cooling.

Dados da indústria mostram que os sistemas de gerenciamento térmico são responsáveis por uma média de 40% do total do consumo de energia em um data center.

Sistemas de refrigeração eficientes, como os da Telefónica, podem reduzir consideravelmente o consumo de energia do data center relacionado aos sistemas de gerenciamento térmico.

Avanços Sustentáveis na Região

Para a América Latina e o Caribe, a busca por eficiência energética no setor de tecnologia é um desafio constante uma vez que a demanda por serviços de energia deve dobrar nos próximos 20 anos, de acordo com o BID.

A busca por sustentabilidade se tornou uma questão crítica para a indústria e, por esse motivo, diversas empresas adotam o uso de infraestrutura de data centers mais eficiente e mais sustentável.

Por exemplo, uma empresa Chilena de mineração implementou sistemas de alimentação de energia ininterrupta (UPS) Vertiv™ Liebert® APM com baterias de íon-lítio o que lhe permitiu reduzir seus custos operacionais e sua pegada de carbono.

Em outro caso, uma das maiores organizações de TI na América Latina reduziu consideravelmente suas emissões de carbono ao implementar sistemas de gerenciamento térmico de alta eficiência e fontes renováveis de energia, contribuindo para uma excelente PUE (eficácia no uso de energia) de 1,08.

Ao mesmo tempo, uma empresa paraguaia desenvolveu uma solução para alimentar estações rádio base móveis através de energia solar, permitindo que ela proporcionasse um fornecimento de energia mais confiável em uma área com baixa densidade populacional e sem a existência de serviços de telefonia.

Os resultados do projeto incluíram a implementação de refrigeração otimizada para data centers e um crescente aumento na eficiência energética.

Uso de Tecnologias Eficientes

Como consequência do crescimento na construção de data centers na América Latina a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 7,52% entre 2021 e 2026, de acordo com a Mordor Intelligence, a implementação de tecnologias que reduzam a pegada de carbono deve ser uma prioridade na região. Algumas destas estratégias incluem:

Uso de energias renováveis: A adoção de fontes renováveis, como energia solar e eólica, pode ter um impacto significativo na redução da pegada de carbono.

Designs modulares: A infraestrutura modular de data centers está ganhando terreno dentro das estratégias de sustentabilidade dos operadores graças à sua habilidade de adicionar capacidade relativamente rápido em comparação a outras opções e à capacidade de integrar novas tecnologias eficientes nos processos de design e de fabricação, como a refrigeração liquida e os sistemas de energia inteligentes.

Saiba mais sobre soluções para redução do impacto ambiental e outras tecnologias altamente eficientes projetadas para reduzir os custos operacionais e melhorar a confiabilidade do data center, neste guia da Vertiv.

Sobre a Vertiv

A Vertiv (NYSE: VRT) reúne hardware, software, analytics e serviços contínuos para garantir que as aplicações vitais dos clientes funcionem continuamente, tenham um desempenho ótimo e que cresçam de acordo com as necessidades do seu negócio.

A Vertiv resolve os mais importantes desafios enfrentados pelos atuais data centers, redes de comunicação e instalações comerciais e industriais, com um portfólio de soluções e serviços de energia, refrigeração e infraestrutura de TI que se estende do cloud ao edge da rede.

Com sede em Columbus, Ohio, EUA, a Vertiv emprega cerca de 24 mil pessoas e faz negócios em mais de 130 países.

Everest Digital do Grupo Soluti instala 1º Data Center tier III do Centro-Oeste em Goiânia

Brasil lidera crescimento do mercado de data center na América Latina

Data centers precisam avaliar o quanto antes a adoção de energia renovável

Em 2023, a economia digital brasileira exige data centers seguros para concretizar seu potencial

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

CATEGORIAS

Mercado Notícias