Últimas notícias

Fique informado

O poder do 911: como a tecnologia pode salvar vidas. Por Elton Borgonovo

26 de outubro de 2023

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

InterSystems discute Inteligência Artificial na saúde no HIMSS2023

A InterSystems estará na nova edição de 2023 do HIMSS Global Health Conference & Exhibition, o mais influente evento sobre tecnologia

17 de abril de 2023

Inteligência Artificial: os benefícios da IA no dia a dia do usuário de ERP

A inteligência artificial é cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e tem se mostrado uma ferramenta para melhorar a produtividade

14 de abril de 2023

Einstein promove evento para discutir a importância da IA na saúde

V MIT Critical Data HIAE Datathon in Healthcare / III Simpósio Internacional de Big Data em Saúde acontece entre os dias 14 e 16 de abril

12 de abril de 2023

DATEN anuncia investimento em pesquisa e desenvolvimento no setor de aeronaves não tripuladas

A DATEN, empresa 100% brasileira e especializada na produção de equipamentos de informática, anuncia investimento para acelerar a JETWIND

11 de abril de 2023

Samsung decide desenvolver seu próprio sistema de Inteligência Artificial

Apresentamos o tema Inteligência Artificial – IA, com foco em notícias e artigos voltados para identificação digital e segurança da informação.

10 de abril de 2023

Os avanços na IA permitirão aprimorar significativamente a capacidade de resposta e atendimento das chamadas de emergência para a 911 (190)

Por Elton Borgonovo

Elton Borgonovo, vice-presidente da Motorola Solutions para a América Latina

O número de emergência 911 assumiu um papel fundamental na segurança e proteção das pessoas no mundo inteiro.

Há dez anos esse mesmo número entrou para a lista de contatos de emergência e serviços de utilidade pública no Brasil, ou seja, os tradicionais números continuam valendo mas, ao discar 911, a chamada é direcionada ao 190, da Polícia Militar.

Esses serviços passaram por uma evolução significativa até hoje. A cada ano, esses centros recebem milhões de chamadas de emergência que requerem uma resposta imediata.

Para lidar com essa crescente demanda e melhorar a qualidade do serviço e da resposta, agora é possível implementar novas tecnologias com base em uma infraestrutura tecnológica avançada, apoiada pela Inteligência Artificial (IA).

Os avanços na IA permitirão aprimorar significativamente a capacidade de resposta e atendimento em situações críticas.

Graças aos algoritmos sofisticados e sistemas de reconhecimento por voz, a IA tem a capacidade de analisar rapidamente as informações fornecidas pelos usuários e determinar a gravidade da situação. Isso permite a alocação correta dos recursos necessários de forma precisa e adequada.

Além disso, a IA pode proporcionar instruções de primeiros socorros e medidas básicas de segurança enquanto se aguarda a chegada dos profissionais de emergência, prestando uma assistência complementar às pessoas envolvidas.

Um aspecto crucial é o uso de tecnologias de geolocalização, que possibilitam rastrear e determinar a localização exata das equipes, mesmo quando elas não podem oferecer informações precisas. Esse recurso é importante principalmente em situações em que cada segundo conta, como em casos de sequestros, acidentes de carro ou eventos catastróficos.

Graças a essa tecnologia, os profissionais podem ser acionados rapidamente e chegar ao local certo sem demora, aumentando assim as chances de salvar vidas.

Além disso, é importante destacar por que essas tecnologias são necessárias hoje: de acordo com dados oficiais do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, um total de 45.951.363 chamadas foram recebidas no 190 em 2022 no Brasil.

Esse número explica a importância do serviço e por que as novas tecnologias são importantes para garantir uma resposta eficaz e eficiente a volumes tão grandes de solicitações de serviços de emergência.

Entretanto, além dos avanços tecnológicos, é importante ter em mente que o fator humano continua sendo fundamental nessas situações.

Os operadores de chamadas têm um papel fundamental no fornecimento de apoio emocional e na tomada de decisões críticas com base em sua experiência e julgamento.

Seu treinamento e suas habilidades são indispensáveis para lidar efetivamente com cada chamada e proporcionar a assistência necessária em momentos de crise.

O conjunto de coleta e análise de dados, combinado a uma comunicação efetiva entre os agentes de segurança, mesmo em locais diferentes, é o que permite uma resposta imediata às necessidades da população.

Para a próxima etapa, embora seja ideal buscar soluções abrangentes, pode-se começar implementando gradualmente rádios, vídeo, armazenamento em nuvem, IA, entre outras tecnologias, para ter um ecossistema completo de 360°.

O crime não conhece fronteiras, por isso agora existem soluções que permitem a integração de vários métodos de segurança de diferentes marcas, fabricantes e instituições, possibilitando assim o intercâmbio de recursos e a colaboração na luta contra o crime.

Embora existam muitos desafios na implementação desse tipo de tecnologia, os governos de todos os níveis na América Latina já reconhecem a importância do uso da tecnologia em questões de segurança, o que, por sua vez, sem dúvida contribui para o crescimento econômico da região.

Portanto, é o momento ideal para que os governos, em parceria com empresas públicas e privadas, iniciem diversas ações e programas para tornar as cidades mais seguras.

A tecnologia se tornou uma aliada fundamental para potencializar a eficácia dos atendimentos às chamadas de emergência, o que gera um impacto positivo na confiança dos cidadãos e na segurança das instalações das cidades.

É importante mencionar que o sucesso desses serviços também depende da colaboração da população. As pessoas devem estar cientes da importância de usar os números com responsabilidade, reservando-os apenas para situações que exijam assistência imediata.

Também é essencial fornecer informações precisas e detalhadas aos operadores para que eles possam tomar decisões informadas e prestar a assistência necessária.

Em conclusão, um único número de emergência, apoiado pela tecnologia e pela Inteligência Artificial, provou ser uma ferramenta crucial de segurança para inúmeras pessoas no Brasil.

A capacidade de analisar rapidamente as informações, oferecer instruções precisas e rastrear a localização exata de quem está ligando melhorou significativamente os tempos de resposta e o sucesso das operações.

À medida que a tecnologia continua avançando, é fundamental seguir investindo na melhoria dos serviços e garantir a eficiência em momentos críticos.

A colaboração entre a tecnologia e o fator humano é imprescindível para garantir um sistema de emergência confiável e efetivo que proteja e salve vidas em todos os momentos.

Esclarecimentos sobre as novas tecnologias de envio de alertas de emergência

Para especialista do IEEE, Inteligência Artificial e Internet das Coisas podem salvar vidas em emergências

Polícia judiciária e as solicitações de emergência às aplicações de internet

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.