Últimas notícias

Fique informado
O que é confiança digital? Por Trustcert

O que é confiança digital? Por Trustcert

19 de outubro de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Só se constroem relações de confiança no meio digital com a identificação precisa e inquestionável e a sociedade cada vez mais valoriza essa confiança para realizar transações

Artigo escrito por Trustcert

O Brasil tem atualmente mais de um smartphone por habitante, segundo levantamento anual divulgado pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. 

São 447 milhões de dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone) em uso no Brasil (corporativo e doméstico), ou seja, mais de 2 dispositivos digitais por habitante.

Com esse volume de dispositivos podemos imaginar a quantidade de comunicação trocada por meio digital.

Construindo relações de confiança

Só se constroem relações de confiança no meio digital com a identificação precisa e inquestionável. A Identificação digital é a única forma de estabelecer a confiança necessária para as pessoas transacionarem no meio digital ou simplesmente conversarem.

A identificação das organizações no meio digital já é feita de forma corporativa com de certificados digitais e protocolos de segurança como TLS – Transport Layer Security, o protocolo que substituiu o SSL – Secure Sockets Layer, desde 1998.

O TLS/SSL tem duas funções básicas: criar um canal de criptografia para preservar o sigilo da comunicação e fazer a identificação de máquinas, aplicações e os servidores web que hospedam os sites.

E, entre as boas práticas da Internet está a utilização da identificação dos sites com o uso de certificados que realmente identificam as organizações. Sejam sites que apenas exibem informações institucionais e de notícias ou os que realizam transações de compra e venda.

Muitas pessoas que iniciam um empreendimento digital se preocupam com fatores como planejamento financeiro, mercado, concorrentes, design e usabilidade do site, logística de envio de mercadoria e outros importantes pontos a serem seguidos. Muitas vezes, no entanto, transmitir confiança fica em segundo plano.

O TLS/SSL é uma ferramenta de infraestrutura obrigatória, mas nem sempre os construtores de site e de consultores de negócios entendem dessa forma. Consequentemente, não se preocupam com o tipo de certificado adequado ao site que estão construindo. Esse componente eles não incluem em sua lista de prioridades, mas o SSL é o maior símbolo de confiança para gerar negócios no meio digital.

Existem diferenças entre os tipos existentes de SSLs e suas funcionalidades e isso deve ser considerado no momento de selecionar o certificado.

A criptografia é importante para que empresas não sofram ataques hackers e tenham seus dados. violado. Lembrando que, os vazamentos de dados de clientes ou dados internos podem causar multas altíssimas por conta da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Essas multas podem até levar empresas a paralisarem suas atividades ou no mínimo causar prejuízos financeiros significativos.

Atualmente, até os pequenos negócios são alvos de ataques hackers. Dessa forma, não se sinta protegido porque você ainda é uma empresa de pequeno porte.

A ID de pessoas

Muito se fala sobre MFA – Múltiplos Fatores de Autenticação. Justamente o MFA é a forma com que se pode identificar pessoas com dois ou mais tipos de validação de identidade para mitigar o risco de fraude.

Para a identificação digital de pessoas existem boas soluções de onboarding no mercado. Por exemplo, os certificados digitais da ICP-Brasil, certificados emitidos em PKI privadas, certificados de atributos e biometria digital e a facial, muito utilizada no momento.

A biometria é muito utilizada como um dos fatores de autenticação. Hoje é muito comum a autenticação de pessoas por meio da biometria facial ou a das digitais das pontas dos dedos.

Login e senha não gera confiança

Aquela velha combinação de nome e senha já está super ultrapassada.

As pessoas podem desconfiar da existência da empresa quando essa empresa não possui a criptografia no site ou tem como uma única forma de autenticação oferecida o login e senha. E, mesmo que a empresa exista, aparenta não cuidar dos dados dos consumidores da forma correta utilizando essa forma tão arcaica de comprovação de identidade.

Resumidamente, para construir reputação e gerar confiança no meio digital, as empresas devem realmente prover aos seus visitantes um ambiente seguro.

Economizar em recursos como criptografia, identificação e sigilo de dados é um risco para a continuidade do negócio. E, nem sempre sua empresa precisa do certificado TLS/SSL de maior nível de segurança, por isso, conte com a Trustcert para te ajudar na escolha certa para o seu negócio e sua infraestrutura.

Sobre TrustCert

O principal objetivo do lobo é proteger aqueles que estão sob sua guarda!

Sua postura inspira confiança, respeito e segurança da mesma forma que o certificado Trustcert, que com astúcia, inteligência e sociabilidade protege o seu site como um lobo faz com sua alcateia

Trustcert – O certificado SSL com tudo que você precisa, direto ao ponto!

O MAIOR CONTEÚDO SOBRE TLS/SSL NO BRASIL VOCÊ ENCONTRA NO CRYPTO ID. DESDE 2014!

Acesse aqui e saiba tudo sobre SSL ou TLS, esse protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

TAGS

SSL/TLS