Últimas notícias

Fique informado

Obrigatoriedade e-CNPJ: afinal, quais empresas devem ter?

24 de janeiro de 2022

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Clicksign e Serasa Experian promovem webinar ao vivo sobre funcionalidades da assinatura digital 

Dia 23/11, às 10h30, especialistas Clicksign e Serasa Experian falarão em painel que será transmitido gratuitamente para tirar dúvidas

17 de novembro de 2021

Serasa Experian marca presença no Conbcon e Certforum

Recentemente, por exemplo, a empresa marcou presença em dois eventos: o Conbcon e o Certforum. Ambos 100% online e gratuitos, reunindo especialistas da área.

28 de setembro de 2021

Serasa Experian e 99: aplicativo é o primeiro do país a utilizar ferramenta de autenticação de passageiros por questionário

Serasa Experian apresenta o Quiz Antifraude – KBA, que realiza um questionário interativo e personalizado para autenticar os dados do usuário

1 de setembro de 2021

O tempo de deslocamento até agências bancárias e cartórios chegou ao fim! Com o e-CNPJ, sua empresa pode realizar as mais diversas atividades burocráticas de onde estiver, diretamente pelo computador. Estamos falando de um certificado digital: a versão eletrônica do CNPJ identifica a pessoa jurídica e permite que transações fiscais, jurídicas e bancárias sejam validadas no meio virtual.

Além de ser excelente para otimizar a rotina da empresa, o e-CNPJ é obrigatório em alguns casos. Por exemplo, empresas com dois ou mais colaboradores precisam dele para emitir notas fiscais eletrônicas. A boa notícia é que a emissão do certificado é superdescomplicada. Quer entender melhor? Então, continue a leitura!

Saiba o que é e-CNPJ

O e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ. Com ele, é possível confirmar a identidade virtual da empresa e, assim, realizar transações online com autenticidade e segurança.

É por meio do e-CNPJ que você pode aderir à assinatura digital, por exemplo. Essa identidade virtual da empresa também pode ser usada em muitas outras situações:

– enviar informações fiscais;

– conseguir certidões da Receita Federal;

– autenticar relatórios;

– acompanhar processos tributários; e por aí vai.

Assim, o e-CNPJ permite que documentos sejam emitidos e informações possam ser validadas legalmente, sem que você precise se deslocar. Tudo ocorre pela internet, e com muita segurança! Ou seja, essa tecnologia ajuda a otimizar a rotina da empresa, já que as atividades burocráticas se tornam mais práticas, quase instantâneas.

Para que todos esses processos sejam realizados com a máxima segurança, o e-CNPJ só pode ser emitido, distribuído e gerenciado por Autoridades Certificadoras (ACs). As ACs, por sua vez, são credenciadas pela Autoridade Certificadora da Secretaria da Receita Federal.

Confira como funciona o e-CNPJ na prática

Como você viu, o e-CNPJ funciona como uma identificação virtual e legalmente aceita da empresa: ele é um dos tipos de certificado digital, assim como o e-CPF. Para utilizá-lo, você precisa comprar o modelo de certificação ideal para você. Existem dois:

– A1: é gerado e armazenado no seu computador pessoal e tem validade de 1 ano;

– A3: é armazenado em um cartão inteligente ou token, o que o torna mais seguro, pois somente a pessoa que possui esses dispositivos consegue utilizá-lo. O certificado A3 tem validade de até 3 anos.

Após esses períodos de validade, é essencial realizar a renovação do certificado digital para continuar utilizando.

Serasa Experian marca presença no Conbcon e Certforum

Serasa Experian lança novos modelos de certificado digital para operação no Open Banking

Serasa Experian e 99: aplicativo é o primeiro do país a utilizar ferramenta de autenticação de passageiros por questionário

Fontes: Serasa Experian

CATEGORIAS

Destaques Notícias