O OBIA, parte integrante do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), será apresentado oficialmente nesta terça-feira (3)
O Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial (OBIA), parte integrante do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), será apresentado oficialmente nesta terça-feira (3), a partir das 18h30, no Hotel Intercontinental, em São Paulo (SP).
Coordenado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o Observatório tem entre seus propósitos se tornar a principal plataforma de monitoramento dos usos de IA no país.
Eliana Emediato de Azambuja, Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Daniel Boson, coordenador no MCTI; Renata Mielli, coordenadora do CGI.br; Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br; e Tuca Reali, gerente do OBIA, estarão presentes no evento, que será seguido do 1º Seminário do OBIA, marcado para quarta-feira (4), no mesmo local.
Estudos de caso, painéis interativos e lançamento da pesquisa “Inteligência Artificial na saúde: diagnóstico qualitativo sobre o cenário brasileiro” fazem parte da programação do Seminário, organizado pelo NIC.br e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Aberto ao público, o encontro reunirá especialistas nacionais e internacionais para mostrar o papel crucial dos observatórios voltados ao tema para um ecossistema de Inteligência Artificial mais informado e responsável.
Serão discutidos ainda os efeitos da IA na saúde e no mercado de trabalho, melhores práticas e abordagens inovadoras sobre os impactos dessa tecnologia nos diferentes setores da sociedade. As atividades também poderão ser acompanhadas, em tempo real, por meio do canal do NIC.br no YouTube.
Objetivos
O Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial integra o PBIA, especificamente o Eixo 5, focado no “apoio ao processo regulatório e de governança da IA”. O plano foi entregue em julho deste ano durante evento do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) à Presidência da República.
Entre os objetivos do OBIA estão: compilar, registrar e prover informações brasileiras referentes à Inteligência Artificial, possibilitando análises sobre sua adoção e os seus principais impactos sobre a sociedade.
Tem ainda a missão de consolidar e disseminar o conhecimento sobre as repercussões dessa tecnologia, fornecendo subsídios para orientar políticas, estratégias e ações na promoção do desenvolvimento e uso responsável de IA.
O observatório reúne dados brasileiros sobre uso e adoção de Inteligência Artificial por diferentes setores, como educacional, empresarial, governamental, saúde e outros. Numa segunda linha de ação, funciona como repositório de documentos orientadores na área, oriundos de todos os locais do mundo e, numa terceira linha, atua como “ponto de troca de informações” entre os centros de IA operando no Brasil: o IAX. Todos os indicadores levantados serão públicos e poderão ser acessados no portal do OBIA, que estará disponível a partir de 3 de setembro.
Além de contar com a participação de profissionais dos diversos departamentos do NIC.br, o Observatório tem uma rede de parceiros externos, como o Centro de Gerenciamento e Estudos Estratégicos (CGEE), a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), o Centro de Inteligência Artificial da USP (Center for Artificial Intelligence – C4AI) e outros.
Anote na agenda
Lançamento do Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial e 1º Seminário do OBIA
Quando: 3 e 4 de setembro de 2024
Onde: Hotel Intercontinental – Alameda Santos, nº 1123 – Jardim Paulista, São Paulo – SP.
Horário: lançamento do OBIA – das 18h30 às 20h30 de terça-feira. Seminário – das 8h às 18h30 de quarta-feira
Transmissão online: Link
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio.br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada.
Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br, CERT.br, Ceptro.br, Cetic.br, IX.br e Ceweb.br, além de projetos como Internetsegura.br e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil. Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo.
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.
Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet.
IA auxilia na detecção precoce de demência por EEGs
Inteligência artificial é um risco para o período eleitoral?
Com IA, criminosos usam imagens e voz de pessoas famosas para realizar crimes na internet
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!