A implementação do Open Banking é uma estratégia do Banco Central para aumentar a competitividade e transparência do mercado financeiro
Você que já conhece as vantagens e acompanhou a evolução do conceito de Open Banking no Brasil pode notar e anotar uma nova mudança: o início da segunda fase do Open Banking foi postergado para o dia 13 de agosto.
Essa mudança ocorreu a pedido dos bancos, para viabilizar a realização de mais testes e garantir a implementação correta do sistema.
A segunda fase do Open Banking foi adiada, e agora?
O Open Banking Brasil foi dividido em várias fases para facilitar a transição do mercado.
A segunda fase, que foi adiada para iniciar em 13 de agosto de 2021, envolve o compartilhamento dos dados cadastrais e transacionais dos clientes que concordarem com isso.
A partir da implementação da segunda fase, poderão ser compartilhadas, caso o consumidor deseje, as seguintes informações:
- cadastros;
- transações em conta;
- informações sobre cartões;
- dados de operações de crédito realizadas.
A ideia é que todos os agentes do mercado tenham acesso aos dados, para fornecer melhores avaliações de crédito e aumentar a concorrência entre as instituições financeiras. É importante salientar que o consentimento do consumidor não é definitivo, podendo ser alterado ou revogado a qualquer tempo.
O adiamento foi permitido pelo Banco Central. Muitas instituições financeiras fizeram esse pedido.
A implementação dos sistemas e homologação de suas integrações ainda não foram concluídas em muitas delas. Por isso, o prazo foi expandido apenas em relação à segunda fase do Open Banking Brasil.
A terceira fase do projeto, que envolve o início do compartilhamento de transações de pagamento entre as instituições participantes, continua prevista para 30 de agosto de 2021.
Assim, a implementação total do Open Banking Brasil continua prevista para 15 de dezembro de 2021.
Quais são os impactos para os consumidores?
As mudanças de cronograma do Open Banking Brasil não foram tão significativas. Os benefícios previstos para os consumidores, tanto pessoas físicas como empresas, continuam os mesmos. Podemos destacar:
– acesso a melhores condições de crédito, mais personalizadas;
– mais competitividade no mercado;
– transformação do mercado financeiro com um maior foco nos clientes e em formatar as ofertas de produtos de crédito de acordo com seus interesses;
– mais transparência entre as instituições participantes;
– maior segurança no compartilhamento de dados, por uso de regras de consentimento, autenticação e confirmação, bem como recursos como o certificado digital SSL;
– maior autonomia do consumidor, que acessará propostas de várias instituições participantes, fazendo comparações para buscar a melhor oferta;
– maior democratização do Sistema Financeiro Nacional.
A implementação do Open Banking Brasil é uma estratégia do Banco Central para aumentar a competitividade e transparência do mercado financeiro.
O projeto tem quatro fases de implementação, com a segunda fase prevista para 13 de agosto de 2021.
A expectativa é que o Open Banking esteja integralmente funcional no ano de 2022, trazendo mudanças significativas na forma como as instituições financeiras analisam o crédito e fazem ofertas aos clientes.
Serasa Experian lança novos modelos de certificado digital para operação no Open Banking
Open Banking: Como essa tecnologia se relaciona com o Certificado Digital
UX: como a experiência do usuário pode impactar suas vendas