O setor financeiro foi um dos primeiros setores a impulsionar o uso da Certificação Digital no âmbito da ICP-Brasil em larga escala, por meio do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SBP), que obteve agilidade nas liquidações e transferências de recursos.
Os maiores bancos brasileiros também já utilizam a Certificação Digital padrão ICP-Brasil para a autenticação forte em seus serviços, o que é muito positivo para os clientes e para as instituições. O cliente não precisa memorizar a senha e ganha mais autonomia para realizar transações bancárias. Não precisa se deslocar até uma agencia bancária para tratar pessoalmente de processos burocráticos. O uso do certificado digital ICP Brasil identifica o cliente de forma inequívoca e permite a autenticação forte sem o uso de senhas compartilhadas. Desta forma aumenta muito a autonomia dos clientes nas transações financeiras de grande porte.
Já os bancos diminuem os gastos com o gerenciamento de senhas e diminui o risco de fraudes adcionalmente possibilita em série de serviços online para comodidade de seus correntistas.
A plataforma on-line tem o objetivo de possibilitar o autoatendimento dos clientes e traz mais agilidade para as operações de câmbio. Com o uso do certificado digital ICP-Brasil, torna-se possível assinar o contrato de câmbio digitalmente e, dessa forma, ter em conta corrente a moeda estrangeira em qualquer horário de forma prática e segura.
Esse tipo de ação só é possível por conta do uso do certificado ICP-Brasil que garante a autenticidade da assinatura digital e dispensa o envio da documentação física exigida para validação de informações. O CIO do Banco Rendimento, Gilberto Rodrigues, explica que “o uso da assinatura digital dá ao cliente mais segurança e agilidade na operação além de reduzir custos com remessa de papéis”.
Outro benefício da assinatura digital é a agilidade, diminuindo o tempo das operações pela metade. “Eliminando o papel do contrato de câmbio reduzimos os gastos com remessa de documentos, verificação de assinaturas, guarda e controle, passando também a contribuir positivamente para a sustentabilidade e economia verde”, comentou Rodrigues.