Maior relacionamento com fornecedores e parceiros e investimento em tecnologia serão as chaves para vencer e prosseguir após a crise
Com o surgimento e avanço da covid-19 pelo globo, diversas áreas da economia foram diretamente impactadas, principalmente a logística, que precisou garantir o abastecimento de produtos e suprimentos para toda a população mesmo em isolamento social.
A crise fez com que diversas empresas adotassem novas mudanças em prol da produtividade e manutenção do bom funcionamento do setor que é responsável pela entrega e distribuição, essenciais na quarentena.
Fronteiras fechadas, barreiras sanitárias, armazéns lotados de produtos, menos lucro e mais empresas falindo, foram algumas das consequências desse cenário pandêmico.
“O momento atual convida a todas as empresas a terem uma cadeia mais responsiva, com fluxos e tomadas de decisão mais rápidas e assertivas por meio de modelos mais tecnológicos. É onde todos precisam investir nesse momento para garantir a eficiência logística, que sempre foi discutido no mercado, e pouco aplicado”, afirma Luiz Torres, CEO da Flores Online, primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país.
De acordo com ele, as empresas que tiveram uma maior visibilidade da sua cadeia conseguiram responder melhor à crise, principalmente aquelas que puderam contar com um bom sistema de entregas e que tiveram ainda a ajuda dos fornecedores e da tecnologia, permitindo monitoramento do estoque.
“Investimento em digital e relacionamento com fornecedores são essenciais para o atual cenário de crise e também no pós-pandemia. A gestão de informações em nuvem, uso de inteligência artificial e uma boa estrutura para o home office, garantem a segurança dos colaboradores, enquanto que a aproximação com os seus parceiros, a busca por trazer o serviço mais próximo de você com negócios locais, junto dessas ferramentas puderam contribuir de forma muito mais eficaz”, analisa.
Foi o que a Flores Online trouxe ao longo dos anos e o que procurou fazer durante a pandemia. Investiram – e aqui também é no sentido de tempo – em novos recursos e conversaram muito com seus parceiros, procurando entender as dificuldades de cada um e auxiliar, dentro que foi possível. Não foi atoa que a marca registrou um crescimento de 100% no faturamento.
Como será o futuro da logística no mundo pós-pandemia ainda não se sabe. “Não sabemos o dia de amanhã, mas é claro que a integração entre empresas e fornecedores, a descentralização de grandes centros produtores, tecnologia, inteligência artificial e os e-commerces são o futuro”, completa Torres.
Sobre a Flores Online
Fundada em 1998, a Flores Online é o primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país, que visa incentivar a comercialização de produtos artesanais, em qualquer momento e para qualquer tipo de relação. A empresa, criada pela Família Casarini, recebeu investimentos da X8 Investimentos e, atualmente, conta com novo comando. Em julho de 2017, Luiz Torres e Lucas Buffo assumiram a operação da companhia, que passou a integrar o Grupo Flora, ao lado de Isabela Flores e Uniflores.
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